I Encontro de Pesca e Aquicultura aconteceu na última sexta-feira (21)

encontro pesca abertura

A manhã de sexta-feira, dia 21 de março, foi diferente para 230 pescadores e marisqueiras do município que participaram do I Encontro de Pesca e Aquicultura de São Francisco do Conde, evento promovido pela Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca – SEAP, no auditório da Câmara de Vereadores.

Na mesa de abertura estiveram presentes o secretário da pasta, Renato Costa Rosa, os veadores Arlete Medeiros, Vanusa Rocha e Venilson Chaves, popular Cravinho, que parabenizou a iniciativa: “É muito bom ver o comprometimento que essa secretaria tem com as pessoas do segmento da pesca, uma atividade tão antiga quanto importante”, afirmou.

2014 tem que ser um ano de realização e mudanças. Nosso objetivo é firmar a nossa parceria com vocês pescadores e marisqueiras de São Francisco do Conde e oferecer um espaço de aprendizagem. Esse é um evento simples como a vida de vocês e quero dedicar meus agradecimentos a equipe da SEAP que fez esse dia possível”, disse o secretário Renato Costa Rosa.

Os profissionais da pesca do município ainda tiveram a oportunidade de assistir a palestra sobre “O perfil dos pescadores de São Francisco do Conde”, com a gerente de pesca, Ana Izabel Cardoso, que trouxe dados sobre essa atividade, entre eles que a cidade possui mais marisqueiras do que pescadores. Além disso, grande parte da pesca é desenvolvida nos bairros e não na sede. A secretaria conta com mais de 900 inscritos, porém a maioria não possui embarcação própria e precisa desenvolver a atividade em canoas e barcos alugados.

Outra informação é que a secretaria se comprometeu em facilitar a retirada do documento de “nada consta” junto ao INSS, o que era uma grande dificuldade dos pescadores e marisqueiras na hora de se cadastrar para receber o Defeso Inverno, que terá um prazo maior em 2014. A SEAP também informou que dois cursos vão ser disponibilizados para capacitar esses profissionais, graças a uma parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico – SEDEC, são eles: Mecânica Náutica e Reparação de Embarcações.

A palestrante Elma Pereira de Sá, Bacharel em Engenharia de Pesca – UNEB e Mestra em Alimentos, Nutrição e Saúde – ENUFBA, informou também que, graças as intervenções e cursos oferecidos pela SEAP e as pesquisas do Edital Pró-Saúde e Meio Ambiente, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia – FAPESB,  foi possível corrigir erros no manuseio dos produtos, que comprometiam sua qualidade final. “Quando a pesquisa começou, e nós levamos o material pescado para análise, foi constatado que cerca de 69% não estava em conformidade com as normas de segurança alimentar. Hoje, graças as intervenções, 100% do material está em condição de consumo”, afirmou

Outra questão abordada foram as capacitações oferecidas pela SEAP, que em 2013 ensinou novas formas de beneficiamento desses produtos, como exemplo: a produção de hambúrgueres e kibes feitos de frutos-do-mar. Esses produtos vão passar por um teste de aceitação e poderão ser incluídos na merenda escolar do município.

Por fim, a SEAP informou que vai reformar a antiga sede do CPA – Centro de Produção de Alimentos para que o local seja um centro de beneficiamento do pescado, onde o material poderá ser melhorado e vendido com melhor margem de lucro para os pescadores e marisqueiras.