I Festa Literária animou a cidade com recitais, teatro e música

criança leitura

São Francisco do Conde se transformou na cidade das letras e dos saberes, graças a I Festa Literária que aconteceu na cidade entre os dias 27 e 30 de novembro. Crianças fantasiadas e risonhas deram vida a poemas e versos da literatura brasileira e encantaram todos os presentes. A atividade proposta pela Secretaria Municipal da Educação (SEDUC) reuniu meninos e meninas da educação infantil para celebrar o projeto pedagógico do ano letivo em curso, que tem como tema “Semeando Leitores” e cujo objetivo é incentivar a leitura nas escolas municipais.

No evento, aconteceram recitais, rodas de leitura, teatro e música. A Festa foi dividida em quatro espaços: Largo Maria do Benzê, Orla, Mercado Cultural e Câmara de Vereadores.  O final do evento foi marcado pela afinação do coral de flautas do Complexo Escolar Julieta Ribeiro Porciúncula, Arlete Magalhães e Lícia Maria Pinho – CEJAL.

A importância de um evento como esse é a aproximação das crianças com a literatura. Aqui, estamos vendo meninos de 4 e 5 anos recitando Cecília Meireles, é gratificante. Com a leitura nós melhoramos a língua portuguesa, a história, a matemática, enfim, melhoramos a pessoa”, explica a secretária da Educação do município, Cristiana Ferreira.

A Prefeita da cidade, Rilza Valentim, fez questão de acompanhar os últimos momentos da Festa. “Esse evento tem um significado muito maior do que uma festa e uma grande obra estrutural, trata-se da formação de gente, porque a educação é o único caminho para melhorar a vida das pessoas e da localidade onde vivem. O que estamos vendo aqui é o resultado de um projeto que, desde o início do ano, está sendo desenvolvido nas nossas escolas. Eu acredito demais nesse formato de fazer educação. Hoje, estamos plantando sementes de vida e não tenho dúvidas de colher um futuro maravilhoso”, afirmou.

A gestora contou ainda que entregará até o final da semana os brinquedos que foram prometidos para o Dia das Crianças e que vão funcionar também como presentes de Natal.

Após um dia inteiro dedicado a literatura e a diversão dos pequenos estudantes, no sábado (30) os professores se reuniram no auditório da Câmara para fazer um balanço do evento  e tiveram um momento especial dedicado apenas para educadores.