I Festa Literária começou nesta quarta-feira (27)

FESTA_LITERÁRIA_2

A Prefeitura de São Francisco do Conde está realizando uma ação que se tornará um marco na educação do município: a I Festa Literária.  O evento integra o “Cidade Literária e do Samba”, que é um conjunto de atividades resultantes da parceria entre as secretarias municipais da Educação (SEDUC) e de Cultura (SECULT).  Ambos acontecem na Praça Maria do Benzê, sendo que a Festa Literária estende-se também ao Mercado Cultural, Câmara de Vereadores e orla marítima, até o próximo sábado, 30 de novembro.

Só na abertura da Festa, que aconteceu na manhã desta quarta-feira (27), cerca de 150 estudantes participaram das atividades, entre as quais: exibição de filmes infantis; apresentação teatral de alunos do Centro de Estudos e Acontecimentos do Saber (CEAS), situado no Caípe, com o espetáculo ‘Grão de Areia’; contação de histórias; recitais de poesias; distribuição de lanches; entre outras.

“Isso que está acontecendo é um marco na história do nosso município. Só aprendemos a ler, lendo e a escrever, escrevendo… Essas atividades estão consolidando todo o projeto que está sendo desenvolvido na educação de São Francisco do Conde pela atual gestão municipal”, afirmou a professora Rosângela Santos, que é membro da coordenação da SEDUC e orientadora do PNAIC – Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa.

A I Festa Literária faz parte também do projeto institucional ‘Semeando Leitores: nos saberes da leitura’, que já promoveu diversas atividades ao longo deste ano, como mostras literárias, rodas de leitura, recital público, sessões simultâneas de leitura, dentre outras. A programação da Festa conta com apresentações de dança, teatro e poesias feitas pelos próprios alunos do infantil a 8ª série. Contação de histórias; oficinas de artes e de leitura; exposição de livros e apresentação musical também compõem a extensa programação. Até sábado, as atividades começam a partir das 8h30.

FESTA_LITERÁRIA_1