I Festival Gastronômico contempla Cozinha Show

chefesEmanuele Ribeiro: realizará aula-show com tema “Um passeio pela terra e pelo mar”; Vanessa Bellini: realizará aula-show com o tema “Camarão em tres versões”; Rosa Gonçalves realizará aula-show com tema “Comida com sabor de lembrança”.

Dentre as diversas atrações do I Festival Gastronômico de São Francisco do Conde, o público irá se deliciar com uma Cozinha Show, que contará com a participação de três grandes chefs, a qual será montada no Mercado Cultural, de forma improvisada, para que os profissionais preparem seus pratos que serão degustados gratuitamente.

O Festival acontecerá no município entre os dias 20 e 23 de novembro com o tema: Festival Gastronômico Sabores de São Francisco do Conde. O evento é uma promoção da Prefeitura de São Francisco do Conde, através da Secretaria Municipal de Turismo – SETUR, e tendo como organizadora a Associação Brasileira de Agências de Viagens – Bahia (ABAV-BA).

Ao todo serão 17 estabelecimentos (restaurantes, bares e lanchonetes) participando do Festival, em três categorias: refeições, lanches ou petiscos. Como incentivo à participação serão premiados os três melhores pratos em votação, a ser realizada através da Caravana, com representantes dos apoiadores, imprensa e convidados, acompanhados da chef Nice Guimarães, coordenadora do Curso de Gastronomia da Universidade Católica do Salvador – UCSAL, parceira do evento.

Confira quem serão as chefs do Cozinha Show:

Emanuele Ribeiro:

Abandonou a Psicologia para embarcar de vez na “psicologia de forno e fogão”. Com 14 anos de atuação no mercado gastronômico, sendo oito dedicados exclusivamente à área de eventos, tem o currículo recheado de participações em grandes concursos nacionais, vivência internacional com formação na Espanha, constantes atualizações e especialização em cozinha contemporânea brasileira.

É idealizadora do Festival Sabores do Brasil e mestranda de Antropologia Alimentar. Dedicou sua carreira a treinamentos e consultorias, foi coordenadora de graduação tecnológica em Gastronomia na Faculdade Ruy Barbosa, além de Chef e proprietária da PseudoChef, realiza consultorias e projetos de resgate a cozinha de raiz brasileira. No Festival de São Francisco do Conde, realizará aula-show com o tema:  “UM PASSEIO PELA TERRA E PELO MAR”, na sexta-feira, dia 21 de novembro, às 12 horas.

Vanessa Bellini:

A paixão pela gastronomia vem de família, a mãe é descendente de italianos, o pai também sempre esteve presente na cozinha. A primeira formação foi em protética, trabalhou na área por bastante tempo, mas o amor pelos temperos e sabores falou mais alto e ela foi atrás do seu sonho. No estado de São Paulo fez o curso de cozinha internacional pelo Senac de Campos do Jordão, curso de técnicas básicas em gastronomia pelo Senac de Taubaté e começou a atuar no mercado. Participou de diversos eventos com chefs de cozinha em cidades da região do Vale do Paraíba (SP) e atuou como consultora gastronômica em diversos estados do país. Para a Bahia veio à convite do Chef Benon Chamilian para trabalhar com ele em um restaurante árabe. Começou a dar aulas na Nova Mercantil e logo depois veio a oportunidade de ser consultora de gastronomia da mesma empresa. Hoje Vanessa está à frente da La Bellini. No Festival de São Francisco do Conde, realizará aula-show com o tema:  “CAMARÃO EM TRÊS VERSÕES”, na sexta-feira, dia 21 de novembro, a partir das 14 horas.

Rosa Gonçalves:

Baiana, tem formação em cozinha brasileira e internacional, e de chef de cozinha pelo SENAC – BA.  Com experiência em restaurantes e buffets, a Chef atuou como instrutora de hotelaria no SENAC. Criou a sua empresa a “Escola de Culinária Rosa Gonçalves”, realizando projetos de capacitação profissional em dezenas de municípios do interior da Bahia.

A Chef vem se destacando pelo seu trabalho de pesquisa, registro e divulgação da nossa gastronomia de raiz, resgatando ingredientes e receitas já quase esquecidos. Idealizadora e coordenadora do Festival de Gastronomia de Valença, na Costa do Dendê; coordenadora do 13º Festival da Tainha de Barra Grande, em Maraú; idealizou e realizou o Festival de Gastronomia e Cultura do Oeste da Bahia, sempre com o objetivo de valorizar e divulgar os produtores locais, a agricultura familiar e a pesca do interior do Estado. No momento está organizando o Festival Sabores de Itacaré e fazendo a curadoria gastronômica do Mercado Iaô. No Festival de São Francisco do Conde, realizará aula-show com o tema:  “COMIDA COM SABOR DE LEMBRANÇA”, no sábado, dia 22 de novembro, às 14 horas.