I Festival Gastronômico de São Francisco do Conde foi lançado na última quinta (13)

Festival Gastronomico

A manhã da última quinta-feira, 13 de novembro, foi marcada em São Francisco do Conde pelo lançamento do “Festival Gastronômico Sabores de São Francisco do Conde”, a ser realizado entre os dias 20 e 23 deste mês, nos restaurantes, bares e lanchonetes da cidade.

Estiveram presentes ao evento representantes desses estabelecimentos, da área gastronômica no estado, além de autoridades municipais. Marcaram presença no lançamento o secretário de Governo, representando o prefeito Evandro Almeida; o secretário de Turismo, José Carlos Reis; a secretária de Planejamento, Silmar Carmo; o presidente da ABAV, José Alves Peixoto Junior (representando o Secretário de Turismo do Estado, Pedro Galvão); o superintendente de Serviços Turísticos, Ricardo Sales; a professora de Gastronomia Nice Guimarães e o diretor Executivo da Revista B+, Cláudio Vinagre.

“Nosso objetivo com o lançamento deste Festival Gastronômico é fomentar o nosso turismo a partir da gastronomia, explorando o que temos de melhor na cidade. Temos capacitado a mão de obra local para que tenhamos um serviço de qualidade e consequentemente ampliemos a renda da nossa população”, declarou o secretário do Turismo, José Carlos Reis.

“Ver a sala cheia com várias pessoas envolvidas em prol do desenvolvimento do município é muito gratificante. Hoje, estamos vivendo uma realidade de uma universidade a nível federal em São Francisco do Conde, então, precisamos nos profissionalizar. E a profissionalização do nosso setor gastronômico pode fazer com que nossa gastronomia se torne um referencial do município”, destacou a secretária de Planejamento, Silmar Carmo.

Para a professora de gastronomia, Nice Guimarães, a profissionalização é fundamental. “É necessário harmonia, sabor, boa apresentação. Não basta apenas ter o estabelecimento tem que ter um bom atendimento e uma apresentação dos pratos”.

Ao todo serão 17 estabelecimentos (restaurantes, bares e lanchonetes) participando do Festival, em três categorias: refeições, lanches ou petiscos. Como incentivo à participação serão premiados os três melhores pratos em votação a ser realizada através da Caravana com representantes dos apoiadores, imprensa e convidados, acompanhados da chef Nice Guimarães, coordenadora do curso de Gastronomia da Universidade Católica do Salvador – UCSAL, parceira do evento.

Confira a programação do evento:

HORA

AÇÃO

20/11/2014

Abertura do Festival

1ª Caravana

Concurso Gastronômico (degustação nos restaurantes)

Cozinha Show: Workshop SENAC

21/11/2014

Cozinha Show: SENAC – PSEUDOCHEF – ANIS ESTRELADO

2ª Caravana

Concurso Gastronômico (degustação nos restaurantes)