“II Brincatelier: Brincantes nos Territórios das Infâncias” será realizado nesta sexta-feira (07)

Nesta sexta-feira, 07 de dezembro,  a partir das 8h30, a Escola Arlete Magalhães será palco do II Brincatelier: Brincantes nos Territórios das Infâncias. Essa é uma ação da prefeitura municipal, através da Secretaria da Educação (SEDUC), voltada para professores, coordenadores pedagógicos e gestores da Educação Infantil e Ensino Fundamental Anos Iniciais.

“Brincar é condição essencial para a criança em seu processo de desenvolvimento. A infância não acaba aos seis anos de idade, portanto, nesta versão teremos a presença dos profissionais do Ensino Fundamental Anos iniciais, além do segmento da Educação Infantil”, explicou Jainê Ribeiro, uma das responsáveis pela realização do projeto, que tem por proposta (re)criar espaços-tempos para pensar o brincar livre. “O Brincatelier: Brincantes nos territórios das infâncias é uma ação formativa fundada na cultura das infâncias e dos brincares. Tem por objetivo proporcionar situações de vivências de experiências brincantes”, complementou.

Nesse sentido, uma rica programação foi elaborada a fim de propiciar essa experiência aos profissionais que lidam diretamente com a Educação Infantil e com os Anos Iniciais do Ensino Fundamental.  “O Brincatelier contará com uma conferência de abertura ministrada pelas professora Fabiana Pedreira Gelard, Vigna Barbosa e Elane Oliveira. Concomitante, teremos um sarau realizado pelas crianças das escolas da Rede Municipal de Ensino,  além de oficinas brincantes para as crianças e os profissionais”, informou Jainê. Segundo ela, ”todas estas ações são fundadas nos territórios dos brincares e nas infâncias”.