II Conferência Territorial de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário

images_AP

A cidade de São Francisco do Conde esteve representada na II Conferência Territorial de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário, que aconteceu na cidade de Governador Mangabeira (BA), nos dias 29 e 30 de julho. A comitiva foi formada por 17 participantes, entre delegados e suplentes, além da plenária das mulheres. O encontro desenvolveu propostas de Políticas de Desenvolvimento do Brasil Rural (PDBR).

Os debates nas conferências abrangem temas relacionados à expansão socioeconômica e ambiental dos municípios; ao fortalecimento da agricultura familiar e da agroecologia; a reforma agrária; a democratização do acesso a terra e aos recursos naturais; além de temas transversais, a exemplo da autônima das mulheres e jovens rurais e da promoção do etnodesenvolvimento.

O produto desses encontros deverá contribuir para a construção de proposições que vão subsidiar a elaboração, revisão e/ou qualificação dos Planos Municipais e Territoriais de Desenvolvimento Sustentável e Solidário da Bahia, com indicação de metas a curto, médio e longo prazo, com projeção até 2030.

O município de São Francisco do Conde conseguiu eleger três representantes como delegados para a Conferência Estadual que acontecerá entre os dias 27 e 29 de agosto, em Salvador. Os primeiros encontros para discutir as temáticas propostas pela Conferência foram presididos pela Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (SEAP).