II Encontro de Professores: PROAP e escolas discutindo o autismo acontece na sexta-feira (19)

Professores regentes e professores de educação especial dos estudantes que possuem diagnóstico ou suspeita de autismo, acompanhados no Programa de Atenção e Acompanhamento Pedagógico e Psicossocial a Estudantes  PROAP, participarão, na sexta-feira (19), do II Encontro de Professores: PROAP e escolas discutindo o autismo.A atividade ocorrerá na Sala de Formação I, da Secretaria Municipal da Educação – SEDUC, das 09h às 16h.

Durante o encontro, serão discutidas estratégias para atender as demandas expressas no cotidiano das escolas da rede municipal de ensino de São Francisco do Conde, potencializando a reflexão e a articulação entre teoria e prática direcionada ao autismo. Dentro da programação, será apresentada a definição do Transtorno do Espectro Autista (TEA) e o DSM – V (Manual Diagnóstico de Transtornos Mentais). O trabalho desenvolvido no PROAP com as crianças autistas (ou com suspeita diagnóstica do transtorno) será explanado, juntamente com as estratégias que auxiliam nos aspectos pedagógicos e os recursos que auxiliam na socialização: aspectos motores, sensoriais e comportamentais da criança autista.

De acordo com Laís Lima, diretora do PROAP, “a ação é de extrema importância para a sociedade franciscana, pois percebemos um aumento considerável de crianças com características de autismo no município. Portanto, precisamos ampliar a discussão sobre o tema, buscando orientar as escolas, sugerindo estratégias para acomodar os estudantes e promover, de maneira efetiva, o desenvolvimento dos mesmos”.