II Seminário Referencial Curricular Franciscano acontece na quinta-feira (13)

Na próxima quinta-feira (13), uma nova etapa da construção do Referencial Curricular Franciscano será iniciada, com a realização de um seminário que irá apresentar toda a produção que os Grupos de Trabalho vêm desenvolvendo desde o início deste ano. Com a presença do Prof. Dr. Roberto Sidnei Macedo, o evento ocorrerá no auditório 02 de Julho/SEDUC, a partir das 8h30.

Até o momento, três etapas desta ação pioneira e histórica já aconteceram. A primeira, com a discussão conceitual e epistemológica; a segunda etapa, que organizou este saber; e a terceira etapa, envolvendo os encontros sistemáticos dos GT’s e a escuta aos alunos da Rede Municipal de Ensino. Agora, será iniciada à quarta etapa, que inclui seis macro-ações.

Os próximos passos que integram as macro-ações são os seguintes:

1. Reestruturação do projeto político-pedagógico;
  2. Ciclo formacional para professores, coordenadores pedagógicos e gestores;
  3. Construção do material didático-pedagógico;
  4. Implantação de observatórios (algo inédito no Brasil, na área da Educação Básica);
  5. Revisão dos Regimentos Internos das Unidades Escolares;
  6. Revisão das matrizes curriculares.

O público-alvo do seminário são os coordenadores dos Grupos de Trabalho, gestores escolares, colaboradores da SEDUC e o Conselho Municipal de Educação.

Dentro da programação, além da produção dos GT´s, serão apresentadas as ações da 4ª etapa e o lançamento da proposta de publicação de um livro sobre o percurso de construção do currículo franciscano.