III Conferência Municipal debate os rumos da cultura em São Francisco do Conde

cultura_con

A Secretaria Municipal de Cultura (SECULT) realizou nos dias 25 e 26 de julho a III Conferência Municipal de Cultura de São Francisco do Conde com o tema: “Uma Política de Estado para Cultura: Desafio do Sistema Municipal de Cultura”. O evento aconteceu na Câmara de Vereadores do município.

Na abertura oficial, ocorrida na tarde de quinta-feira (25), diversas autoridades locais se fizeram presentes para leitura e aprovação do Regimento Interno da Conferência. Esta ação antecede as etapas estadual e nacional, com o intuito de debater melhorias para áreas específicas da cultura, através de discussões regionais que serão tratadas no âmbito nacional.

Após a abertura oficial, a Conferência teve sequência na sexta-feira (26) com a presença de ex-representantes do Conselho Municipal de Cultura, membros de associações culturais e representantes da SECULT. Na ocasião, foram debatidas propostas para o Conselho Municipal de Cultura, como a convocação de um fórum de cultura para nova composição (eleição) do Conselho; realização de audiências públicas nos distritos/bairros/comunidades preparatórias para nova composição do Conselho Municipal, além de audiência pública para discutir a emenda da Lei 167/2010 que institui o Sistema Municipal de Cultura.

Além disso, também foi tratado o Plano Municipal de Cultura e as propostas aprovadas foram: a convocação de fórum para compor uma comissão paritária para o fomento do Plano Municipal de Cultura; audiências nos bairros/distritos/comunidades para confecção do Plano Municipal de Cultura e o encaminhamento do Plano após aprovação da comissão para apreciação da Câmara de Vereadores a fim de que seja regulamentado através de Lei.

O encerramento da Conferência foi marcado pela eleição de três delegados e três suplentes, que irão representar o município na Conferência Territorial de Cultura, a ser realizada em São Francisco do Conde, nos dias 09 e 10 de agosto, no auditório da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). Essa próxima conferência antecede a etapa estadual que está marcada para ser realizada entre os dias 26 e 29 de setembro.