III Encontro da Rede de Parceiros Multiplicadores de Esporte Educacional promove formação qualificada dos profissionais da Rede Municipal de Ensino

Durante toda quinta-feira (14), aconteceu, no Auditório 02 de Julho/SEDUC, o III Encontro de Parceiros Multiplicadores de Esporte Educacional.Essa realização foi fruto da parceria entre a Prefeitura de São Francisco do Conde, através da Secretaria Municipal da Educação (SEDUC), e o Instituto Esporte e Educação (IEE), fundado pela medalhista olímpica Ana Moser.

Formado em Educação Física pela Universidade Federal da Bahia – UFBA, Augusto Aziz Yokoshiro é professor do Complexo Escolar Rilza Valentim. De acordo com ele, “a metodologia trazida pela rede é na perspectiva moderna, a mesma que eu tive. Esse é um projeto muito bom de formação de multiplicadores de uma forma mais lúdica. Agora, com a chegada do material didático, irá nos auxiliar bastante nas aulas com os estudantes”. O professor Augusto também informou que o Rilza já trabalha de modo interdisciplinar e o retorno com os alunos é bastante positivo.

O subcoordenador do IEE, Pedro Regis Gonçalves, começou as atividades da manhã explanando sobre a importância da prioridade do cuidado de si entre os profissionais. “Toda vez que a gente ‘se sente’ primeiro, para depois poder auxiliar o outro, é bem melhor! Se não cuido de mim antes, perco um pouco da minha potência. Precisamos nos alimentar primeiro, para poder depois alimentar o outro”, lembrou.

A formação seguiu até às 16h30. O tema principal abordado durante esse terceiro encontro de formação é o conceito de Escola Ativa.

A Escola Ativa é parte integrante do processo de desenvolvimento das crianças. Para que este desenvolvimento ocorra de forma harmônica, as crianças devem estar inseridas em um ambiente que gere interesse. Nessa perspectiva, o movimento gera mais aprendizagem e proporciona um contexto rico para o desenvolvimento humano”, fonte PNUD e DTM.

Crédito das Fotos: Paulo Henrique Motta e Silvana Amaral