III Festival de Mariscos: Sabores da Maré acontecerá dias 14 e 15 de dezembro Evento inclui as tradicionais Regata Centenária de Canoas e Lavagem da Igreja de Santo Estêvão

A Associação Beneficente dos Moradores de Santo Estevão – ABEMSE, com apoio da Prefeitura Municipal de São Francisco do Conde, realiza nos próximos dias 14 e 15 de dezembro, o III Festival de Mariscos: Sabores da Maré. O evento inclui as tradicionais Regata Centenária de Canoas e Lavagem da Igreja de Santo Estêvão.

Durante esses dois dias, moradores e visitantes poderão se deliciar com os pratos típicos regionais que serão comercializados em stands no local. Além das iguarias, o Festival de Mariscos contará com shows de artistas locais e manifestações culturais em sua programação, exposição de peças artesanais produzidas por artesão da própria comunidade e Desfile da Rainha e Princesas do Festival, que desfilarão em traje típico, noite e praia, sendo que a eleição das candidatas acontece no primeiro dia do evento, 14 (sábado).

Incluso ao festival, no dia 15 (domingo), a tradicional Regata de Canoas, que atrai competidores de vários municípios baianos, premiará nas categorias: Vela Grande, Vela Pequena, Traquete Grande e Traquete Pequeno. No ano passado, mais de 250 embarcações cortaram as águas daquela região da Baía de Todos-os-Santos e o mesmo número está sendo esperado para este ano.

Religiosos de matriz africana, bem como os católicos, num ato de fé e sincretismo, também estarão envolvidos com os festejos da comunidade de Santo Estêvão, quando da Lavagem da Igreja local. Esta é uma tradição da Babalorixá D. Lurdes (in memorian) que ocorrerá também no dia 15.

Este evento é um espaço democrático e motivador da cultura e cidadania, em que as pessoas do município e região podem mostrar seus trabalhos. Entre os objetivos estão os de mostrar a identidade gastronômica de São Francisco do Conde, dinamizar a economia local e valorizar os trabalhos culturais da comunidade e de artistas locais.

Todo o evento acontecerá na Praça da Ponta, em Santo Estêvão.

Confira abaixo a programação completa.

14 DE DEZEMBRO (SÁBADO)

13h: Abertura dos espaços – artesanato – plantas – moda – gastronomia