Inauguração da UNILAB marca nova era em São Francisco do Conde

UNILAB-1

São Francisco do Conde viveu um momento histórico na última segunda-feira, 12 de maio, com a presença do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na inauguração do campus da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) e na entrega das 60 casas do Conjunto Habitacional João Carlos Silva Falcão, na Baixa Fria. A Universidade foi uma iniciativa do governo Lula a fim de integrar os países da África ao povo brasileiro.

“Durante o meu governo eu fui até a África porque sentia que nós tínhamos uma dívida com aquele povo pela época da colonização, em que foram escravizados e ajudaram a construir o Brasil. Essa dívida tinha que ser paga e a melhor forma era devolvendo a dignidade deles, através da educação. Foi aí que surgiu a UNILAB”, declarou Lula.

Cerca de 50 estudantes de países africanos já chegaram ao município e participaram do evento solene que reuniu sanfranciscanos e muitas autoridades municipais e até nacionais. Estiveram presentes na bancada solene o ex-presidente – Luiz Inácio Lula da Silva, o governador do Estado – Jaques Wagner, o vice-governador – Otto Alencar, o ministro da Educação – Henrique Paim, a ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República – Luiza Bairros, a prefeita do município – Rilza Valentim, o vice-prefeito – Evandro Almeida, deputados estaduais e federais, vereadores e secretários municipais, entre outras  autoridades.

“Quando surgiu a possibilidade de criar um campus de uma universidade federal de caráter internacional na Bahia fizemos o possível para que esse campus fosse em São Francisco do Conde, para privilegiar a população. Esse é um momento histórico para nosso povo que hoje tem orgulho em dizer ‘essa é a minha cidade’”, declarou emocionada a prefeita Rilza Valentim.

O governador Jaques Wagner, por sua vez, relatou: “a prefeita de vocês lutou muito para que essa universidade viesse para cá. Foi em busca e fez de tudo para instalar a UNILAB em São Francisco do Conde. E a UNILAB abre oportunidade para o povo baiano estudar, para realizar o sonho de muitas famílias, que é o de seus filhos entrarem numa universidade”.

A Unilab é uma instituição federal de Educação Superior que tem como missão institucional formar pessoas para contribuir com a integração entre o Brasil e demais países que compõem a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa – CPLP. Até o momento chegaram ao município estudantes da Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe; outros de Moçambique estão sendo aguardados. A partir de 26 de maio de 2014, terão início as atividades dos cursos presenciais nas áreas de Bacharelado em Humanidades (BHU) e Letras/Língua Portuguesa. Ao todo 200 vagas foram oferecidas, divididas entre alunos brasileiros e estrangeiros.

“Saí do meu país para estudar Letras aqui no Brasil, na UNILAB, e tenho como missão voltar para levar o que eu aprender aqui e ajudar no desenvolvimento do meu país”, contou a estudante de Guiné-Bissau, Janica N’dela, 21 anos.

Para a Reitora da UNILAB, Nilma Lino Gomes, aquele era o momento de agradecer ao ex-presidente. “Em nome de toda comunidade africana, quero agradecer a Lula, ex-presidente do Brasil e promotor da UNILAB, que é um espaço de união e confraternização”.

Na ocasião, o atual presidente da Câmara de Vereadores do município, Eliezer de Santana, e o vereador e então presidente da Câmara na época, Robson Portugal, entregaram o título de cidadão sanfranciscano a Lula, emitido em 2002, após ele vencer as eleições para seu primeiro mandato, quando conquistou 95% dos votos em São Francisco do Conde. “Sou muito agradecido a vocês, porque deram mais votos a mim do que eu teria lá em casa. Se colocassem uma urna na minha casa eu não teria 95% dos votos”, brincou o ex-presidente ao receber o título.

Para celebrar a inauguração do Conjunto Habitacional João Carlos Silva Falcão, a prefeita do município entregou as chaves de uma das casas à sanfranciscana Helena Souza da Luz, que agora tem um novo lar. O Conjunto conta com total infraestrutura, esgotamento sanitário e pavimentação, e a obra é resultado do Programa Sonho Meu, Minha Casa de Verdade. Além das casas, também foram entregues à comunidade a Praça Maria Cecília dos Prazeres e uma academia ao ar livre.