Inauguração de obra no Convento de Santo Antônio será amanhã (22)

Depois de, aproximadamente, seis meses de reforma, será inaugurada a obra de recuperação do telhado do Convento de Santo Antônio, em São Francisco do Conde. A obra, que incluiu a retirada e substituição de madeiramento do telhado e telhas cerâmicas, além de serviços de manutenção como imunização, reforço e pintura, será entregue à comunidade franciscana nesta quinta-feira (22), às 16h, no largo próximo ao convento.

Na oportunidade, também será lançado o edital para contratação dos projetos executivos de arquitetura para as obras de restauração completa do bem, tendo a presença da presidente do IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), Sra. Kátia Santos Bogéa, além de Evandro Almeida – prefeito de São Francisco do Conde, Carlos Alberto Bispo Cruz (Nem do Caípe) – vice-prefeito, deputado federal Cacá Leão, Frei Rogério – pároco do município franciscano, além dos membros da Comissão Salve o Convento, um representante da Província de Santo Antônio e demais autoridades. Toda a população local, em especial a comunidade católica, está convidada a participar deste momento histórico do patrimônio.

Convento de Santo Antônio: Monumento de meados do século XVII, que integra o Centro Histórico da Cidade, onde se descortina uma ampla vista da Baía de Todos-os-Santos. Conjunto de elevado valor histórico arquitetônico tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). O conjunto é constituído por igreja, convento e ordem terceira, sendo o convento inaugurado em 1649 e a igreja em 1722. O lugar possui um valioso acervo artístico, entre os quais: peças sacras, azulejos e mobiliários. De acordo com os historiadores, o claustro do convento é um dos mais belos existentes no Brasil.

A ação é uma parceria do Ministério da Cidadania, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Prefeitura de São Francisco do Conde, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (SECULT), Província de Santo Antônio e Comissão Salve o Convento.

INAUGURAÇÃO DA OBRA DE RECUPERAÇÃO DO TELHADO DO CONVENTO DE SANTO ANTÔNIO

Data: 22 de agosto (quinta-feira)

Horário: 16h

Local: Largo do Convento (Rua João Florêncio Gomes, s/n, Centro)

Skip to content