Inscrições para entidades municipais que desenvolvam atividades socioassistenciais começaram nesta segunda-feira (08 de junho)

Iniciou nesta segunda-feira, 08 de junho, e segue até 30 do mês seguinte (julho), as inscrições para entidades municipais que desenvolvam atividades socioassistenciais, sendo elas: não-governamentais e governamentais (entidades exclusivas ou preponderantes de assistência social), serviços, programas ou projetos da assistência social – CRAS, CREAS, Bolsa Família, Bolsa Aluguel, PAS. As inscrições podem ser feitas na sede do Conselho Municipal da Assistência Social (CMAS), situada à Rua Rodolfo Tourinho – Centro, de segunda a quarta-feira, das 09h às 12h, ou por via eletrônica, através dos e-mails: cmas_sfc@yahoo.com.br / carlywill77@gmail.com

A iniciativa tem como propósito o reconhecimento público das ações realizadas por estas entidades no âmbito da Política de Assistência Social, bem como a organização terá direito a convênios, ao benefício oferecido pelo CEBAS (Certificação de Entidades Beneficentes de Assistência Social) – como isenção de alguns impostos – e participar de editais que exigem a inscrição, além de atender a obrigatoriedades amparadas nas Leis Federais Nº 8.724/1993 e Nº 12.435 /2011 e nas Leis Municipais Nº 058/1996 e Nº 178/2011.

Os representantes legais das entidades devem apresentar os seguintes documentos:

• Cópia do comprovante de inscrição no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas – CNPJ ou só deixar CNPJ;
  • Plano de Ação;
  • Relatório de Atividades;
  • Requerimento de inscrição do CMAS;
  • Cópia do estatuto vigente, registrado em cartório;
  • Cópia da Ata de Eleição e Posse dos Membros atuais, devidamente reconhecidas em cartório;
  • Alvará de Funcionamento e Licença Sanitária (estar em funcionamento em no mínimo 01 ano).

Além da apresentação dos documentos acima, as entidades ainda devem cumprir os seguintes critérios, conforme o art. 7º da Resolução nº 16/10:

• Executar ações de caráter continuado, permanente e planejado;
  • Assegurar que os serviços, programas, projetos e benefícios socioassistenciais sejam ofertados na perspectiva da autonomia e garantia de direitos dos usuários;
  • Garantir a gratuidade em todos os serviços, programas, projetos e benefícios socioassistenciais.
  • Garantir a existência de processos participativos dos usuários na busca do cumprimento da missão da entidade ou organização, bem como da efetividade na execução dos serviços, programas, projetos e benefícios socioassistenciais.

Conselho Municipal de Assistência Social – CMAS

O CMAS tem caráter democrático e descentralizado para discutir, estabelecer normas e fiscalizar a prestação de serviços públicos e privados. Sua criação aponta competências relacionadas à aprovação da política de assistência social; regulamentação da prestação de serviços de natureza pública e privada no campo da assistência social; atribuição de avaliar a situação da assistência social e propor diretrizes para o aperfeiçoamento do sistema; entre outros.

Acesse a Carta Técnica do CMAS e os anexos para inscrição (http://saofranciscodoconde.ba.gov.br/wp-content/uploads/2020/05/carta-tecnica-de-inscri%C3%A7%C3%A3o-no-cmas-1.pdf).

O QUE É? Inscrições para entidades governamentais e não governamentais do município que desenvolvam atividades socioassistenciais.

QUANDO: De 08 de junho a 30 de julho

ONDE FAZER: Presencial – sede do CMAS, situada à Rua Rodolfo Tourinho – Centro (ao lado do Batalhão da Polícia Militar), de segunda a quarta-feira, das 09h às 12h;

Via eletrônica – através dos e-mails: cmas_sfc@yahoo.com.br / carlywill77@gmail.com