INSS Expresso de São Francisco do Conde comemorou seu 1º ano com palestra sobre a Reforma Previdenciária

Na última quinta-feira (04), o INSS Expresso de São Francisco do Conde promoveu um evento no auditório da UNILAB para comemorar um ano de atuação do órgão no município e para falar sobre a Reforma da Previdência, com a proposta da PEC 287/2016, que tem gerado inúmeras dúvidas a toda população brasileira.

Durante o encontro foram apresentados dados quantitativos sobre o primeiro ano de atendimento do INSS Expresso em São Francisco do Conde, que compreendeu o período de 28 de abril de 2016 a 28 de abril de 2017, sendo 3.513 atendimentos com resolução à comunidade franciscana. A chefe do Serviço de Atendimento do INSS-BA, Lea Bressy, foi a convidada para palestrar e  tirar dúvidas da comunidade a respeito da Reforma da Previdência.

Com a proposta da PEC 287/2016, as aposentadorias por tempo de contribuição deixam de existir; a idade para aposentadoria dos homens permanece 65 anos e da mulher passará a ser 62 anos; será proibido o recebimento de aposentaria caso a pessoa receba pensão por morte, em qualquer regime. Nesses casos, o indivíduo terá de escolher um dos dois benefícios. Na zona rural, a idade mínima para aposentaria passará a ser 60 anos para homens e 57 para mulheres. São inúmeras as mudanças e os contribuintes devem ficar atentos caso as novas medidas sejam aprovadas.

O encontro foi aberto à comunidade e teve como representantes na mesa de abertura a secretária de Turismo do município – Ússula Flávia Pinto, que representou o prefeito Evandro Almeida; o secretário de Desenvolvimento Social e Esportes Aloísio Oliveira; o vereador Cleberson da Silva, mais conhecido como Moriel; Shirley Araújo de Oliveira, coordenadora da Rede Conveniada do INSS-BA; e, Amanda Prado, diretora do INSS Expresso de São Francisco do Conde.

Esse projeto do INSS Expresso de São Francisco do Conde é pioneiro aqui na Bahia, e o INSS pretende expandir para outros municípios. Ele atua aqui na nossa cidade para facilitar o atendimento do segurado; orientar sobre os procedimentos legais a serem adotados; realizar o encaminhamento aos órgãos competentes de forma direta e oportunizar o acesso dos cidadãos à Previdência Social, de forma rápida, prática e segura. Antes, os segurados precisavam se deslocar a outros municípios para ter o atendimento”, declarou Amanda Prado, diretora do INSS Expresso de São Francisco do Conde.

Fazer aniversário é sempre muito bom, principalmente quando a gente fala de um serviço que democratiza aos nossos munícipes um bem tão importante. Ser pioneiro não é por acaso, a gente tem muita ousadia quando a gente compra uma causa e traz um serviço como esse para o nosso município. Os números refletem a busca pelo resultado, veja quantas pessoas teriam que se deslocar daqui para outros municípios para buscar essa informação, ou seja, os nossos munícipes hoje estão orientados. Enquanto muitas pessoas vão buscar essas informações, os nossos munícipes já estão com esses serviços encaminhados. Isso é uma grande conquista para nós”, declarou a secretária de Turismo Ússula Flávia.

O secretário de Desenvolvimento Social e Esportes – Aloísio Oliveira destacou a importância de promover uma palestra para falar sobre a reforma previdenciária, um tema tão polêmico atualmente e a relevância do serviço INSS Expresso para São Francisco do Conde. “O número de atendimentos do INSS Expresso já fala por si só que o serviço teve uma adesão muito interessante aqui no município. De uma forma geral tem contribuído muito com nosso trabalho. A palestra também é muito interessante para esclarecer para todos nós esse tema da reforma previdenciária, temos que saber o que é bom ou ruim nessa reforma”, concluiu Oliveira.

A proposta da PEC 287/2016 ainda está em votação. Confira aqui a proposta completa da PEC.