IX Conferência da Assistência Social discute propostas para São Francisco do Conde

DSC_8722

A Secretaria de Desenvolvimento Social (SEDES) promoveu, nesta quinta e sexta-feira, dias 1º e 2 de agosto, a IX Conferência Municipal da Assistência Social, na Câmara de Vereadores, com o tema: “Gestão e Financiamento na efetivação do Serviço Único de Assistência Social (SUAS)”.

O evento é um espaço criado para que a população avalie as políticas de assistência social no município, além de sugerir e discutir novos rumos com o objetivo de ampliar os direitos socioassistenciais dos usuários.

O secretário da SEDES, Aloísio Oliveira, disse que a Conferência é de extrema importância porque permite que a população opine nas deliberações acerca do tema. “Abre espaço para que nossos usuários e funcionários participem das discussões acerca do que é essa Política Pública de Assistência Social que estamos pretendendo estabelecer”, destacou.

Aloisio ressaltou ainda a falta de participação da comunidade: “os usuários da assistência participam muito pouco. Esse é um dos grandes desafios para os próximos anos. Nós temos que sair da mística de construir políticas públicas a partir do que achamos e pensamos”.

A presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Patrícia Conceição, enfatizou a importância da participação popular. “Este é um espaço aberto, em que temos a voz e o voto; é um avanço grande para todos nós, então temos que aproveitar e participar. Estamos na IX Conferência Nacional e São Francisco do Conde também. A participação da sociedade civil é muito importante nesse momento”, frisou.

A Conferência teve abertura no dia 1º de agosto com a leitura, discussão e aprovação do regimento e, na sequência, contou com palestra do psicólogo do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Vladimir de Souza Nascimento sobre “A gestão e o financiamento na efetivação do Sistema Único de Assistência Social”.

Já durante o dia 02 de agosto os participantes foram divididos, no período da manhã, em seis eixos de debates com os seguintes temas:

Eixo 1 – O Cofinanciamento Obrigatório da Assistência Social – facilitadora: Joelma Baptista, assistente social da SEDES;

Eixo 2 – Gestão do SUAS – Vigilância Socioassistencial, Processos de Planejamento, Monitoramento e Avaliação – facilitadora: Maria Thais Costa da Silva, assistente social da SEDES;

Eixo 3 – Gestão do Trabalho – facilitadora: Emannuelle Gomes Gonçalves, assistente social do CREAS;

Eixo 4 – Gestão dos Serviços, Programas e Projetos – facilitadora: Tânia Maria do Sacramento Amorim, psicopedagoga, coordenadora do CREAS;

Eixo 5 – Gestão dos Benefícios no SUAS – facilitadora: Cintia Bianca Alves Gomes, professora ergonomista do Centro de Reforma da Pessoa com Deficiência;

Eixo 6 – Regionalização – facilitadora: Ednéia Sousa Rodrigues, graduanda em Serviço Social.

A Conferência ainda elegeu os delegados que irão representar o município na IX Conferência Estadual da Assistência Social, a ser realizada do dia 30 de setembro a 02 de outubro.