JazzTrio da Rumpilezz realizou workshop e apresentação em São Francisco do Conde

A Prefeitura de São Francisco do Conde através das secretarias municipais de Cultura – SECULT e de Turismo – SETUR, trouxe para o município no último sábado, 11, o projeto JazzTrio do Instituto Rumpilezz. O projeto realizado por meio do workshop “As Matrizes Africanas na Música Popular Brasileira”, foi voltado para músicos, estudantes de música e interessados em geral. O workshop apresentou o Método UPB – Universo Percussivo Brasileiro, criado pelo maestro Letieres Leite, que trata da matéria de transmissão de claves e desenhos rítmicos do universo percussivo baiano para instrumentos e promove uma reflexão sobre a formação da música de consequência, da diáspora negra na Bahia. O workshop foi finalizado com uma roda de banto, onde os maestros e os participantes fizeram o reconhecimento dos instrumentos, suas batidas e ritmos afro-brasileiros. O workshop contou com a presença do secretário de cultura Osman Ramos.

Para mim foi uma honra imensa realizar o projeto aqui no município de São Francisco do Conde e foi o que eu esperava. Essas cidades dessa região têm muita cultura musical e eu me senti em casa. O pessoal aprendeu rapidamente, parecia que já tínhamos tocado juntos, isso tem a ver com a preservação da cultura do local. As pessoas conseguem preservar, pois eles têm no sangue o DNA e o ritmo da cultura baiana em si. Isso para mim é todo meu sonho, encontrar com esse tipo de pessoa, onde eu posso em meu processo fluir. Eu me senti muito contente, espero que possa voltar em outra oportunidade, que a gente possa desenvolver mais trabalho, principalmente com a Vila Harmônica” – declarou o maestro Letieres Leite.

À noite ocorreu a apresentação de Letieres Leite & Orkestra Rumpilezz, no Largo do Mercado Cultural, encerrando a passagem do projeto com o JazzTrio pela Baía de Todos-os-Santos.