Jornada Pedagógica 2015: confira os principais momentos da atividade no município

Em São Francisco do Conde, as atividades da Jornada Pedagógica 2015 encerraram nesta sexta-feira, 06 de fevereiro. Durante os três dias de ação, educadores de todo o município puderam socializar as propostas pedagógicas baseadas no tema “Educação se faz com a participação de todos”.

As ações educativas foram desenvolvidas em diversos espaços como: Pré-vestibular, Unilab, CEJAL e Câmara Municipal de Vereadores. Entre os temas discutidos nos minicursos estavam: A Efetividade do Saber; Desafios para uma Educação Infantil de Qualidade; Atuação do Professor: em Busca da Qualidade no Ensino Fundamental I; Currículo, Planejamento e Avaliação e, por fim, Atuação do Professor em busca da Qualidade na Educação de Jovens e Adultos. Todos os temas foram debatidos e discutidos com vistas a melhorar o dia a dia dos profissionais de sala de aula.

No minicurso de “Atuação do Professor: em Busca da Qualidade no Ensino Fundamental I” foram discutidos temas sobre a aprendizagem significativa e aprendizagem mecânica, bem como a importância do primeiro tipo na vida do indivíduo. “Trata-se de uma mudança na estrutura cognitiva do aluno, propiciando uma aprendizagem apronfundada”, revelou Amanda Reis, formadora do Cátedra e palestrando da atividade.

Atividades de planejameto e ações interdisciplinares nas escolas, cujo público-alvo foram profissionais de todos os segmentos da educação encerram a Jornada no município. Já a abertura, no dia 04 de fevereiro, contou com a palestra do consultor organizacional Kau Mascarenhas, que falou sobre autoconhecimento, autoestima, automotivação, aliança e hábitos de sucesso.