JORNADA PEDAGÓGICA DE SÃO FRANCISCO DO CONDE 2024

A Jornada Pedagógica do ano de 2024 do município de São Francisco do Conde -Bahia reuniu os profissionais da educação nos dias 19 e 20 de fevereiro, com o tema central:_ “os desafios e as possibilidades para construção de uma escola socialmente justa – uma escola inclusiva, plural e democrática em que todos sejam incluídos nos processos de aprendizagem respeitando as singularidades, os tempos e os espaços de cada um.” _

No dia 19, foram realizadas palestras com as seguintes temáticas: praticas pedagógicas para estudantes com autismo; a importância da leitura e da contação de histórias para o processo de aprendizagem; adaptações curriculares e avaliação na inclusão e metodologias ativas. Os palestrantes desse dia foram: Monica Isabela, José Romilson, Sidenise Estrelado e Eliane Gonçalves, respectivamente. Estiveram presentes os gestores escolares, coordenadores pedagógicos, professores e psicopedagogos da Rede Municipal de São Francisco do Conde.

Já na terça-feira, dia 20 de Fevereiro, as atividades iniciaram com a apresentação do grupo cultural franciscano_ “Lindro amor axé” _que abrilhantou a nossa jornada pedagógica, no Hotel Fiesta, em Salvador.

Em mais um encontro com os gestores escolares, coordenadores pedagógicos, professores, psicopedagogos e agentes de apoio de educação infantil o encontro foi significativo e potente para o desenvolvimento profissional de todos os envolvidos. A palestra inicial foi realizada pela professora Vina Queiroz, que discorreu, em sua exposição, sobre o “Desenvolvimento de Relações Positivas no ambiente de trabalho”. Logo em seguida, a professora Dra. Vera Cappellini, ministrou a palestra “Desafios e possibilidades para o processo de inclusão escolar”.

No turno vespertino, aproveitamos a palestra “Currículo vivo para inclusão” realizada pelo professor Fernando Franzoi e a atividade “Deixe para trás o que não te leva para frente”, ministrada pelo professor, Fábio Flores.

A Secretária de Educação, Rose Costa, destacou que a Jornada Pedagógica é uma ação da Prefeitura Municipal, com o objetivo de trocar saberes, na perspectiva da construção de uma educação que seja inclusiva, plural e democrática, onde buscamos superar os desafios impostos pela realidade e alcançar a utopia da educação que desejamos.

O desejo da Secretaria de Educação é que a construção de uma escola socialmente justa seja um objetivo perseguido cotidianamente por todos os profissionais da educação da nossa rede!

📚🎓🧑‍🏫👩‍🏫🚍📆✏️🚌📙🗓️📋