Jovens sanfranciscanos dão mais um passo rumo ao sucesso profissional

pronatec senai certificados

Na última quinta-feira (19), jovens sanfranciscanos realizaram o sonho de ter um certificado de qualificação profissional, que foi concedido pelo  Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego/Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – PRONATEC/SENAI. Isso foi possível, graças a parceria do órgão com a Prefeitura de São Francisco do Conde, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEDES). O encerramento do curso aconteceu no Pré-vestibular, situado na Praça Santa Cruz. Os formandos são das turmas de caldeireiro, eletricista de automóveis, encanador, instalador predial e pedreiro de alvenaria.

Além dos 140 beneficiados com a capacitação, também estiveram presentes na entrega dos certificados autoridades municipais, entre elas: a prefeita Rilza Valentim e o secretário de Desenvolvimento Social, Aloísio Oliveira. Representando o Governo do Estado, Débora Regis – da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social, e o diretor do SENAI – José Jailson.

“São Francisco do Conde já é a terceira cidade da Bahia com maior oferta de cursos pelo PRONATEC. Isso acontece graças a parceria forte que temos aqui. Nessa sala eu vejo vários guerreiros. Vocês fizeram por merecer esse certificado”, frisou José Jailson, do SENAI.

A ministra de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, enviou uma mensagem aos formandos que, entre outras coisas, falava que ao celebrar aquela formatura se quebrava o preconceito de que as pessoas com baixa renda não queriam estudar e trabalhar. Ela também ressaltou que as mulheres correspondem a mais de 60% das matrículas. O secretário Aloísio Oliveira agradeceu a equipe do PRONATEC, a parceria das outras secretarias para a realização dos cursos, e, principalmente, aos estudantes que dedicaram seu tempo ao aprendizado. “São Francisco do Conde agora tem profissionais qualificados e que vão lutar para conquistar seus espaços”, afirmou.

Por fim, a prefeita Rilza Valentim parabenizou os alunos e deu algumas boas notícias à esses jovens: “ vamos ter uma Unidade Avançada do SENAI aqui na cidade com 10 salas e 2 laboratórios, na qual vão ser oferecidos cursos técnicos de longa duração. Nós não podemos esperar que a prefeitura seja a única fonte de emprego  dessa cidade. Com esse certificado, vocês estão investindo no futuro de vocês. Estamos escrevendo a história dessa cidade e isso significa mudar vidas”. A gestora também afirmou que no próximo ano haverá no município uma qualificação na área de cuidador de idoso, em parceria com o IFBA.

Em 2013, a prefeitura certificou 300 alunos nos cursos do PRONATEC.