Lançamento do aplicativo “Me Chame” marcou a abertura da 1ª Semana do Trabalho Decente

Nesta segunda-feira, dia 28 de maio, aconteceu à abertura da 1ª Semana do Trabalho Decente, uma ação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico – SEDEC, de São Francisco do Conde, um alinhamento com a Secretaria Estadual de Emprego, Trabalho, Renda e Esporte, a Gerência Regional do Trabalho do Ministério do Trabalho, a Fundação Luiz Eduardo Magalhães, o Posto Avançado do INSS e o SEBRAE.

Na oportunidade, a secretária da pasta, Ana Christina Oliveira, agradeceu a presença dos participantes e enfatizou a importância da realização de projetos de formação e capacitação para os profissionais que estão inseridos no mercado de trabalho, bem como para aqueles que ainda não estão inseridos nesses setores. A gestora da SEDEC também ressaltou a importância de direcionar ações específicas, em especial para a juventude franciscana.

Nessa perspectiva, a secretária de Planejamento, Silmar Carmo, que estava presente na atividade, também salientou a importância da ação em prol da formação dos profissionais para o mercado de trabalho. Na ocasião, a secretária parabenizou a equipe da SEDEC pela realização da ação.

Na oportunidade foi lançado o aplicativo Me Chame – Classificado Digital para o trabalhador autônomo do município. Trata-se de um novo aplicativo para celular, uma ferramenta digital poderosa diante do atual cenário de crise econômica que assola o país. O “Me Chame” irá aproximar clientes de portadores de serviços nas mais diversas áreas.

Com um simples toque na tela do celular, o usuário poderá localizar um pedreiro, um eletricista ou qualquer outro profissional que se enquadre no perfil desejado, bem como a sua localização mais próxima. Quem explicou todas as funcionalidades do aplicativo foi Jeidson Cerqueira (SEDEC) e Gerson Santos (D.T.I – SEGAD), que foram enfáticos ao esclarecer para o público presente que o aplicativo dará autonomia ao profissional para que ele negocie diretamente com o cliente.  Ressaltando que a SEDEC realizará os cadastros e sua avaliação, bem como a atualização do sistema, mas não irá interferir na relação entre os prestadores de serviços e o contratante. A negociação é feita entre o cliente e o profissional sem qualquer ingerência do aplicativo, que apenas aproxima as partes interessadas. No aplicativo, os contratantes também poderão avaliar a qualidade do serviço prestado pelo profissional contratado, auxiliando assim os usuários nas contratações posteriores. O usuário também poderá localizar os profissionais de acordo a aproximação da sua localização, ou seja, poderá realizar uma busca no aplicativo de acordo com o bairro mais próximo, oferendo com isso mais celeridade ao processo.

Outro assunto muito importante abordado nesse primeiro dia de evento foi à Reforma da Previdência Social Brasileira, onde na ocasião, a coordenadora do posto do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), em São Francisco do Conde, Amanda Prado, falou sobre os impactos da reforma da previdência na vida dos trabalhadores e esclareceu as dúvidas do público presente acerca dessa questão.

A 1ª Semana do Trabalho Decente acontecerá até o dia 30 de maio, a partir das 09h, na sede da Secretaria de Desenvolvimento Econômico – SEDEC, localizada na Rua Raimundo Ribeiro, e contará com uma programação voltada para as relações de trabalhos com ênfase na exploração; a experiência do Programa Primeiro Emprego do Governo do Estado; as reformas das previdências, empreendedorismo, bem como uma apresentação para o público presente sobre as ações efetivas para a ampliação de emprego e rende em São Francisco do Conde.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO:

DATA TEMA PALESTRANTES INSTITUIÇÃO
 

 

 

29

 

Fiscalização nas Relações de Trabalho e Reforma Trabalhista

 

Josélia Nogueira

 

GERÊCIA REGIONAL DO TRABALHO EM CAMAÇARI DO MINISTÉRIO DO TRABALHO

Trabalho e Juventude:

Experiências da FLEM na execução do Programa Primeiro Emprego

do Governo do Estado Bahia

 

Ana Gleise Sousa

 

 

FUNDAÇÃO LUIZ

EDUARDO

MAGALHÃES

Apresentação do Plano de Implantação de Políticas Municipal para Acesso ao Mundo do Trabalho: Oportuniza São Francisco Secretária

Ana Christina de Oliveira Lima

 

SEDEC

 

 

30

 

A importância da Sala do Empreendedor para MEI no município

Alcione Corrêa

Edilson Machado

 

SE/SEDEC

Oficina: Sei Empreender

(a prioridade ter CNPJ e se inscrever: www.lojavirtual.ba.sebrae.com.br)

Técnico contratado do SEBRAE  

SEBRAE

 

Área de anexos