Mais saúde para os estudantes da EJA

A alimentação saudável é imprescindível para o pleno funcionamento do organismo, fornecendo energia e nutrientes para a realização das atividades diárias. O alto consumo de alimentos não saudáveis, ricos em gordura, sal e açúcar, é um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento de Diabetes, Hipertensão, Obesidade, dentre outras doenças, muito frequentes na população adulta e idosa. Diante disso, a coordenação de alimentação da Secretaria Municipal da Educação – SEDUC vem realizando um trabalho direcionado para os alunos doa EJA – Educação de Jovens e Adultos.

A fim de estimular o consumo adequado de alimentos saudáveis, como frutas, verduras e legumes, pelos estudantes adultos e idosos da rede municipal de ensino, a equipe de nutrição da SEDUC tem desenvolvido atividades voltadas para alunos nessa faixa etária. “Eu tô achando bom. Tem dia que é mingau, tem dia que é arroz doce, tem dia que é banana, tem dia que é maçã, tem dia que é laranja, tem dia que é melancia… tudo isso é bom pra gente. E tem dia que é feijão tropeiro, tem dia que é arroz com galinha… tá bom pra mim e bom pra ou outros alunos, os meus colegas. Tá bom! Olha, melhorou!”, declarou a estudante Mirian Ferreira, de 52 anos, aluna da Escola Álvaro Rodrigues, aprovando a ideia.

Dentre as ações realizadas estão a avaliação antropométrica (aferição do peso, altura e circunferência abdominal) e a aplicação de um questionário sobre as condições de saúde e alimentação dos alunos. As atividades estão sendo desenvolvidas nas escolas que possuem esta modalidade de ensino.

A proposta é fazer uma avaliação individual dos alunos para, inicialmente, traçar o perfil dos mesmos e conhecer o estado nutricional, os hábitos alimentares e também identificar os estudantes portadores de determinadas patologias, a exemplo de Diabetes, Hipertensão, Obesidade, dentre outras, que necessitem de uma alimentação diferenciada”, explicou Jamile Barreto, nutricionista responsável pela EJA. “A iniciativa possibilitará planejarmos atividades de educação nutricional específicas, bem como a elaboração do cardápio da merenda escolar com base nas necessidades e demandas dos alunos observadas durante esta etapa”.

Esse trabalho nutricional tem sido feito em parceria com a Gerência da Educação de Jovens e Adultos, que tem à frente a gerente Josseleni Costa e a subgerente Márcia Mariño. “Para os estudantes e gerência da EJA, esse acompanhamento nutricional é de grande relevância, pois evidencia a preocupação da SEDUC com essa modalidade de ensino”, explicou Josselini.

Segundo Márcia Mariño, “o trabalho desenvolvido pelo setor de nutrição também está acompanhando a produção de merenda escolar, pensando no estudante adulto e idoso que apresenta quadro de obesidade, hipertensão arterial, diabetes, entre outras enfermidades que necessitam de atenção especial também dentro da escola”.