Mais um encontro da Rede de Parceiros Multiplicadores do Esporte Educacional aconteceu na quinta-feira (06)

Na última quinta-feira (06) aconteceu mais um encontro da Rede de Parceiros Multiplicadores do Esporte Educacional, que desde o mês de agosto de 2018 vem realizando formações exclusivas  para coordenadores pedagógicos e professores de Educação Física da rede municipal de ensino. Em sua atividade de número 10, a temática foi “Didática do Esporte Educacional e Sistema PROTEGE”.

A atividade contou com a participação de Arlinda Viana, subcoordenadora do IEE (Instituto Esporte e Educação), que trouxe a importância da positividade no cotidiano de aulas e o aperfeiçoamento constante do trabalho. “Estamos aqui para contribuir, trocar conhecimento e colaborar com o outro. O objetivo hoje é tratar das mudanças. O que não deu certo e o que pode ser feito para melhorar”.

Raquel Clementino, também subcoordenadora do instituto, falou a respeito da metodologia empreendida, que vem dando certo em vários estados do país. “Começamos com os princípios do Esporte Educacional e entramos no tema dos jogos, que será a principal temática de hoje. O que quero ensinar para meu aluno por meio do jogo?”.

Raquel também fez uma revisão sobre os princípios do Esporte Educacional e definiu, segundo a UNESCO, as distinções existentes no campo, a saber: Esporte de rendimento, Educacional e Lazer e Participação. “Os princípios que nos regem são: inclusão de todos, diversidade, autonomia e educação integral de construção coletiva. Quando falo de diversidade, por exemplo, estou falando de religião, gênero, habilidades motoras e capacidades físicas”.

A Rede de Parceiros Multiplicadores de Esporte Educacional é um projeto do Instituto Esporte Educacional – IEE e está presente em nove estados e  já formou 1.050 professores de Educação Física em 50 municípios. 

Skip to content