Março Cinza: Unidades de Saúde da Família promovem ações para comunidade

Em São Francisco do Conde, a Secretaria Municipal da Saúde – SESAU vem estimulando todos os serviços da rede municipal de saúde a promoverem ações preventivas e educativas para a comunidade. O objetivo é ampliar discussões, combater notícias falsas (Fake News) e levar informação de qualidade para as pessoas.

Pensando nisso, a Unidade de Saúde da Família da Baixa Fria promoveu uma atividade com foco no “Empoderamento da Mulher Franciscana”. A ação também faz parte do Março Cinza – mês destinado ao combate à tuberculose e ações de saúde da mulher, através da Agenda da Saúde.

Durante a ação aconteceram palestras sobre prevenção da violência e direitos da mulher, exames preventivos ginecológicos, consultas médicas e odontológicas, bem como uma triagem para busca ativa de hipertensos e diabéticos, que saíram com agendamento para consulta com nutricionista. Além disso, a Unidade da Baixa Fria também falou sobre autocuidado.

Já a Unidade de Saúde da Família de Paramirim promoveu no Assentamento Milton Santos, 12 consultas de enfermagem e trabalhou o controle da pressão arterial, bem como consultas e procedimentos de odontologia, visando levar a essa comunidade mais saúde, bem-estar e acolhimento, além de ensinar o autocuidado.