Mascarados de Papel são premiados pela participação no Carnaval Cultural 2019

Como todos os anos, desde 2015, a Secretaria Municipal de Cultura – SECULT, de São Francisco do Conde, realiza a Premiação dos Melhores do Carnaval Cultural. Uma ação definida pelo órgão como a convergência das produções artístico-culturais do município, proporcionando aos artistas e as manifestações culturais locais, nas suas mais variadas vertentes, um evento que lhes permite trocar experiências com a comunidade, ao passo em que oferecem entretenimento e lazer, além de fomentar a manutenção das manifestações carnavalescas. E foi nesse clima festeiro que o segmento de mascarados de papel (infantil, adulto e capabode) foi premiado com troféus e certificados.

Estamos quase na etapa final desse projeto construído desde o início de janeiro e gostaria de agradecer a todos vocês que hoje estão aqui, especialmente os mascarados de papel, que é um dos segmentos que fazem parte da nossa tradição e que, com o espírito competitivo que emergiu de vocês próprios, realizamos o julgamento durante o carnaval e hoje premiamos vocês. Isso era algo que não estava previsto no projeto, mas, com base na reunião que tivemos, acatamos ao pedido dessa brincadeira”, disse Joelza Menezes, diretora de Cultura da SECULTEla ainda ressaltou que “não existe nem ganhador e nem perdedor, todos tiveram sua contribuição e estão de parabéns! O nosso carnaval só foi o sucesso que foi por conta de vocês que estiveram nas ruas. O sentimento que fica é de gratidão e orgulho por ter feito esse trabalho com todos vocês”.

De acordo com ela, haverá outro momento de certificação para os demais grupos e manifestações culturais, até porque as oficinas de cultura ainda não se encerraram. A data será definida conjuntamente com a Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB) – parceira da ação.

Fico muito feliz por esse momento porque o carnaval desse ano foi maravilhoso. Graças a Deus, nem história para a polícia contar teve, foi um carnaval de total paz. Quero agradecer a vocês, fazedores de cultura do município, pela beleza das máscaras colocadas nas ruas, as quais indicam a manutenção e preservação da nossa tradição; quero agradecer também ao prefeito Evandro Almeida, pela confiança no meu trabalho e de minha equipe, bem como aos parceiros, como a Secretaria de Turismo, que contribuiu significativamente para o sucesso desse evento. Digo a vocês que a receptividade da comunidade foi uma grande surpresa, eles demonstraram muita alegria com esse festejo. Só tenho a gradecer”, disse emocionado o secretário da pasta, Osman Ramos.

Na categoria Infantil, o Babado Novo ganhou o primeiro lugar com 118 pontos, depois o Desnorteados ficou com o segundo lugar com 104 pontos e em terceiro o Havaí com 21. Já na categoria Adulto, a primeira colocação foi para os Mascarados de Jabequara com 117 votos, Raspa Tudo ganhou a segunda com 110 e terceiro lugar foi para São Bento em Ação com 105 votos. O capabode ficou definido da seguinte forma: 1º lugar – Rasga Baleia (115 votos), 2º lugar – Top Gun (114) e 3º foi para Capabode do Boris com 108 pontos. Animação do grupo e envolvimento com o público foram alguns dos aspectos observados pelos jurados, durante julgamento nos festejos.

Durante a programação foram lidas homenagens escritas por Jota Fonseca e Márcio Salustiano ao personagem cultural do capabode, deixando a todos emocionados. Além dos já citados, estiveram presentes: Tertuliano Medeiros (SECULT), Juci Dantas (Ouvidoria – representando o ouvidor Alberto Jorge Mattos) e Valfredo Florentino de Oliveira (representante dos mascarados – membro dos capabodes).