Matrículas da Educação Infantil acontecerão de 05 a 12 de abril de forma online

A Secretaria de Educação entendendo o momento em que vivemos e preocupada com a saúde e bem estar de toda a comunidade escolar, implantou em 2021 a matrícula online. Essa ação visa evitar filas e aglomerações nas Unidades Escolares, bem como trazer mais agilidade ao processo de matrícula.
A partir da próxima segunda-feira (05/04) as matrículas da Educação Infantil no Município de São Francisco do Conde terão início e irão até a segunda-feira (12/04). O procedimento será feito pela internet, através do link que ficará disponível durante todo o período definido, na página principal do Portal da Prefeitura.
Para que a matrícula seja concluída, haverá duas fases, a primeira será online, onde os pais ou responsáveis irão fazer a “Pré-matrícula”. Nela, será preciso realizar o cadastro inserindo as informações pessoais do aluno e do responsável, e então, solicitar a vaga na Unidade Escolar desejada, que preferencialmente deve ser próxima à residência do aluno ou do trabalho do responsável, conforme disponibilidade de vagas.
Ao finalizar a Pré-matrícula, será emitido um comprovante, e este deverá ser apresentado na Unidade Escolar selecionada no ato da confirmação de matrícula. Sem este comprovante a matrícula não será garantida.
A segunda fase é a confirmação da matrícula, após a pré-matrícula ser efetivada os pais ou responsáveis munidos de toda documentação exigida e com o comprovante de pré-matrícula em mãos, deverão se dirigir até a Unidade Escolar pretendida, respeitando todas as medidas de prevenção ao covid-19 recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), com o distanciamento social e o uso de máscaras, no período definido pelo cronograma a seguir:
08 de abril (quinta-feira): Grupo I (crianças a partir de 01 ano e 05 meses completos até o dia 31 de Março de 2021), Grupo I (crianças a partir de 01 ano completo até o dia 31 de março de 2021 – vagas apenas na Creche Leonor Teixeira).
09 de abril (sexta-feira): Grupo II (crianças a partir de 02 anos completos até o dia 31 de Março de 2021).
12 de abril (segunda-feira): Grupo III (crianças a partir de 03 anos completos ou a completar até o dia 31 de Março de 2021); Grupo IV (crianças a partir de 04 anos completos ou a completar até o dia 31 de Março de 2021) e Grupo V (crianças a partir de 05 anos completos ou a completar até o dia 31 de Março de 2021).
Nesse momento será preciso apresentar original e cópia dos seguintes documentos:
• Certidão de nascimento ou RG (do estudante e dos pais/responsáveis);
• Documento comprobatório de vínculo de parentesco, tutela, guarda ou adoção;
• CPF (do estudante e dos pais/responsáveis);
• 02 fotos 3/4 (estudante);
• Comprovante de residencial atual (2021);
• Cartão de vacinação atualizado (estudante);
• Cartão do SUS (estudante);
• Relatório médico para estudantes com necessidades especiais;
• NIS (dos pais/responsáveis);
• Cartão do PAS (dos pais/responsáveis se houver)
• Comprovante de Pré-matrícula
Com esse processo, é importante ressaltar que os alunos matriculados no ano anterior (2020) e que permanecerão na Rede Municipal de Ensino terão suas matrículas renovadas automaticamente, sendo estas realizadas pela Secretaria da Educação. Para conferir onde o aluno dará continuidade aos estudos, os pais ou responsáveis devem se dirigir à Unidade Escolar onde o seu filho estava matriculado no ano de 2020, entre 13 e 14 de abril.
Aqueles que têm interesse em realizar transferência entre escolas devem procurar a secretaria da Unidade Escolar almejada e verificar a disponibilidade de vagas, para então fazer a solicitação. Com a vaga na Unidade Escolar pleiteada disponível, há condições para efetivar a transferência.
Fiquem atentos aos prazos, cumpram o cronograma, usem máscara e respeitem o distanciamento social.