Médicos recebem capacitação para realizar testes rápidos (HIV, hepatite e sífilis)

teste rapido sifiles hiv hepatite 

Entre os dias 03 e 05 de setembro, os médicos das unidades do Programa de Saúde da Família – PSF do município serão capacitados para realização de testes rápidos que detectam o virús do HIV (AIDS), hepatite e sífilis. Além dos médicos, profissionais da Coordenação da Atenção Básica em Saúde também vão receber o treinamento.

O curso é uma parceria da Secretaria Municipal da Saúde- SESAU com o Centro Especializado em Diagnóstico, Assistência e Pesquisa – CEDAP . O primeiro dia de aula foi ministrado pela psicóloga Neire Lopes, com experiência de mais de 18 anos na área, mais 2 profissionais vão orientar a equipe ao longo do curso.

Na abertura da capacitação, que acontece no auditório da SESAU, o secretário Alberto Jorge Mattos deu as boas-vindas aos médicos das unidades e falou sobre a sua perspectiva para a saúde da comunidade sanfranciscana: “É fundamental a vontade de querer fazer. Precisamos estar perto das pessoas e dar acesso aos serviços. Eu quero que a comunidade se sinta bem”, afirmou.

Os testes rápidos são realizados a partir da coleta de uma gota de sangue da ponta do dedo. O sangue é colocado em dois dispositivos de testagem e para chegar ao resultado, o profissional que realiza o teste segue um fluxo determinado cientificamente. Se os dois dispositivos tiverem os mesmos resultados, o diagnóstico já é fechado. Assim, o resultado tem a mesma confiabilidade dos exames convencionais e não há necessidade de repetição em laboratório.

Esse método permite que, em apenas meia hora, o paciente faça o teste, conheça o resultado e receba o serviço de aconselhamento necessário. Distribuído gratuitamente para serviços de saúde da rede pública, este teste rápido é utilizado na maior parte das ações do Fique Sabendo do Departameno de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, principalmente devido a sua agilidade e praticidade.

 

 

Skip to content