Milhares de pessoas encheram a Orla Marítima de São Francisco do Conde no primeiro dia do Arraiá Chico 2019

As fogueiras ainda não estavam acesas, mas as ruas já estavam arrumadas, cheias de bandeirolas coloridas, comidas típicas e um forró envolvente em clima de alegria, que anunciavam que o São João de São Francisco do Conde já estava começando no sábado (22), e o melhor: não tinha hora para acabar, pois o que não faltava era gente animada para dançar o forró pé de serra e arrastar as chinelas.

A festa começou cedo. Enquanto no Mercado Cultura, na Orla Marítima da cidade, os grupos de forró: Stress Zero e o grupo Numa Sala de Forró se apresentavam, no palco principal o cantor Júnior Santê abria o primeiro dia de festa. “O Arraiá do Chico é muito importante para a minha vida. Foi aqui em São Francisco do Conde que eu iniciei minha carreira, então, voltar aqui novamente, e ainda com essa responsabilidade de abrir o primeiro dia do Arraiá do Chico, entrar com o pé direito, com vibração e positividade, é prazeroso, é motivo de muita alegria”, declarou o cantor Junior Santê.

Após três anos sem ser realizado, o Arraiá do Chico 2019 está de volta para agitar os franciscanos e visitantes. Um conjunto de ações promovido pela Prefeitura de São Francisco do Conde que mantêm viva as tradições dos festejos juninos. E “tinha matuto arrumado, jeitoso e bem perfumado; tinha tanta moça bonita com vestidinho de chita“, como dizia Bráulio Bessa, e isso tudo para curtir a linda noite de festa.

A jovem Daniele Horda, de 13 anos, afirmou que sempre participou do Arraiá do Chico em família, e não deixou de revelar sua expectativa para o primeiro dia de festa. “Eu quero me divertir. Eu espero que hoje seja maravilhoso!“.

Dan Valente também foi uma das atrações da noite. O cantor prometeu não deixar o povo parado. “São Francisco do Conde já é uma cidade maravilhosa, que oferece um São João tradicional. Hoje é dia de dançar forró. Vamos fazer um São João gostoso para a galera não ficar parada“, declarou o cantor antes de subir ao palco. Já durante a apresentação, o cantor fez o público do Arraiá do Chico ir ao delírio! Ele desceu, cantou com os fãs, dançou forró e fez várias selfies com a galera que o aguardava na frente do palco. Ruth Manaia foi uma das sortudas a tirar foto com Dan Valente. “Frequento o São João de São Francisco do Conde há 15 anos, só nos últimos três anos que não consegui vir. Digo a você, São João aqui é um dos melhores da Bahia. Quanto a Dan Valente, acompanho ele nas redes sociais e shows também, e esse carinho dele pelo público é incrível!“, disse a moradora de Salvador que está na cidade em casa alugada.

O primeiro dia do Arraiá do Chico 2019 prometia não deixar o povo parado! A programação estava imperdível. Teve ainda Forró do Tico, Pegada da Chinela e Mamboleiro. “Temos uma expectativa muito grande em relação à esse show, pois queremos levar energia positiva para o público. Esse é nosso oitavo ano no palco do Arraiá do Chico e os forrozeiros podem esperar que vêm muito forró tradicional aí“, disse o cantor da banda Pegada da Chinela, Toinho Pegada, durante entrevista. Xote, galope, xaxado e baião foram alguns dos ritmos que o cantor usou no repertório da banda.

A secretária de Turismo Ússula Flávia revelou que por conta da crise que impactou a cidade, a Prefeitura teve que trabalhar com um orçamento curto, mas pensando sempre no melhor para o povo. “Esse é o primeiro dia de muitos dias. É um prazer estar retomando o Arraiá do Chico. A gente trata agora de um evento sustentável, com investimento menor, mas com um retorno positivo para o povo de São Francisco do Conde. A gente vê a cidade cheia, visitantes na rua, munícipes felizes, e é isso que é importante, pois conseguimos ver essa cadeia sendo aquecida. Temos trabalhado cada vez mais para que essa cadeia seja alimentada“, afirmou a secretária.

E a população respondeu a altura e lotou a Orla Marítima da cidade, a exemplo do visitante Marcos Júnior, de Salvador, que revelou que há muito tempo não frequentava o São João de São Francisco do Conde, mas fez questão de participar esse ano. “O Arraiá do Chico 2019 está bom demais, ficarei até o final da festa“, afirmou o visitante.

Já para a munícipe Aparecida Daltro, o Arraiá do Chico estava fazendo muita falta. “Essa programação tá boa demais, estávamos precisando disso, dessa diversão. Participarei todos os dias, não faltarei nenhum“, afirmou a moradora franciscana.

Economia local

O Arraiá do Chico fortalece a cultura local e movimenta a economia do município. A festa atrai pessoas de outras cidades, e com isso o movimento do comércio cresce, proporcionado aos munícipes a oportunidade de garantir uma renda extra e, até mesmo, a geração de empregos temporários.

O pedreiro Antônio Alves não perdeu a oportunidade de garantir uma renda extra nessa festa. “Uma renda a mais faz toda a diferença no final do mês. Esse ano eu estou conseguindo vender muito bem, as pessoas estão comprando. Acredito que irei conseguir tirar um dinheirinho bom esse ano“, afirmou o comerciante.

Outro comerciante, Jesus Xavier, contou que as vendas estavam boas e que estava podendo “tirar” um dinheirinho. “Estou desempregado, aproveitando bastante esse extra. Quatro pessoas vão ser beneficiadas com esse dinheiro das vendas“, declarou.

E foi assim em todo o circuito da festa, ambulantes realizando a comercialização de produtos e contribuindo para a renda de suas famílias, como foi o caso de Luiz Antonio Galdino dos Santos, morador há 10 anos de São Francisco do Conde e que trabalha como ambulante há 8 anos. Para ele, o investimento feito foi compensado. “Esse ano a venda melhorou. Fazia três anos que a cidade não tinha o mesmo público, estou desempregado tem cinco anos, sou pai de família, moro de aluguel, e esse ano tá compensando. Eu vivo dessas vendas“, relatou o vendedor.

A variedade de comercialização de produtos contribuiu não só para o incremento na economia local como para dar visibilidade a muitos trabalhos produzidos na própria cidade. “Essa é a primeira vez que trazemos para o Arraiá do Chico essas produções, que são feitas por artesãos do próprio município. Nossa expectativa é que esse mercado se abra e que venhamos a conquistar um espaço fixo para nós“, disse Lia Lima, presidente da Associação de Artesãos de São Francisco do Conde, com grande entusiasmo.

Ainda no tocante à economia local e com vertente na sustentabilidade, membros da ASCOBA – Associação de Catadores e Catadoras de Material Reciclável da Bahia participaram dos festejos juninos, realizando a coleta de latinhas, entre outros materiais vendíveis.

Ações conjuntas

A Prefeitura mobilizou equipes de diversos setores para atuarem durante o Arraiá do Chico. A equipe do Trânsito trabalhou em esquema especial para garantir a segurança daqueles que transitavam pelas ruas do circuito da festa. Apenas veículos credenciados ou de emergência puderam trafegar pelo local. “O mais importante é garantir a segurança e bem-estar dos moradores e visitantes“, destacou a superintendente Fátima Siqueira. A STT – Superintendência de Trânsito e Transportes é um órgão vinculado à Secretaria Municipal de Serviços, Conservação e Ordem Pública – SESCOP.

Membros da SDHCJ – Secretaria Municipal de Direitos Humanos, Cidadania e Juventude participam dos festejos juninos com a Caravana dos Direitos Humanos. “Nossa atuação visa garantir os direitos humanos das pessoas envolvidas com a festa, além de divulgar sobre as políticas públicas de garantias de direitos“, ressaltou Iasmin Xavier, diretora de Políticas para Juventude.

Como prioridade em todas as edições, a segurança em São Francisco do Conde durante o Arraiá do Chico 2019 foi reforçada. Em parceria com o Governo do Estado, policiais militares, civis, bombeiros militares, conselheiros tutelares e agentes da Defesa Civil atuaram em ações de prevenção e combate à violência e manutenção dos direitos. Além desses profissionais, a equipe de Saúde do município esteve à postos para quaisquer situações.

A realização do Arraiá do Chico também contou com o apoio da Bahiatursa.

O tema da festa 2019 foi “Nossa Tradição é a Nossa Força”.

Skip to content