Monte Recôncavo celebra tradições e realiza a Esmola Cantada

Igreja de Nossa Senhora do Monte - SFC

De 25 de janeiro, próximo sábado, até 02 de fevereiro, a comunidade sanfranciscana de origem quilombola, o Monte Recôncavo, vai estar em festa. Trata-se da Esmola Cantada, uma das principais manifestações do calendário religioso da cidade, que inclui ainda na programação lavagem, cortejo de baianas, alvorada, procissão, além de muita música, dança e diversão. Uma ação realizada em parceria entre a Prefeitura de São Francisco do Conde e a comunidade para preservar as tradições do município.

O primeiro dia da festa, dia 25, começa com shows, a partir das 20h, que são preparatórios para a Lavagem do Monte. Esta, que acontece no domingo (26), terá participação de baianas, afoxés, charanga, capoeira e apresentação do grupo de samba de roda Raízes do Monte e da cantora Isabel Nogueira. No meio de toda essa animação ainda terá a saída dos dois folguedos típicos do lugar. Um com homens que saem pintados de branco e, do outro lado, os que se pintam de preto. Juntos, simulam uma contenda, pintando uns aos outros com carvão moído e talco de giz branco. Essa será a primeira vez que o grupo participará do evento.

No 02 de fevereiro, o bairro fará a tradicional Esmola Cantada, onde fieis saem de porta em porta com a imagem de Nossa Senhora do Monte arrecadando as ofertas que serão revertidas em obras para igreja e também utilizadas nos festejos religiosos da comunidade. Para as 05h está programada a alvorada, em seguida ocorrerá a procissão. A Filarmônica Lira 30 de Março acompanhará o cortejo.

A Igreja de Nossa Senhora do Monte Recôncavo está sendo reformada pela Prefeitura Municipal de São Francisco do Conde, que está investindo R$ 2.869 milhões em recursos próprios para devolver à comunidade do Monte seu templo, construído por escravos. A previsão de término da obra é 2015. Enquanto a igreja não fica pronta, para não deixar de realizar as cerimônias religiosas, os moradores adaptaram o clube social em capela. “Em São Francisco a população é muito participativa e preserva a tradição e cultura. É muito gratificante, como prefeita, trabalhar em parceria com o povo nesse processo de perpetuação da nossa cultura de raiz”, disse a prefeita Rilza Valentim.

Confira a programação:

Sábado – 25 de janeiro de 2014