Motivados, estudantes franciscanos vibraram com a manhã do sábado no Pré-IFBA

No último sábado (01), aconteceu o terceiro encontro do projeto Pré-IFBA, uma iniciativa da Prefeitura de São Francisco do Conde, através da Secretaria Municipal da Educação (SEDUC), que está preparando estudantes do 9°ano e demais interessados para o Processo Seletivo do Instituto Federal da Bahia – IFBA.

Naquela manhã, foram aplicados os simulados de História e Língua Portuguesa, a fim de reforçar o aprendizado das primeiras aulas, pautadas no conteúdo programático prescrito pelo IFBA. Além disso, o professor e coach Anailton dos Anjos proferiu a palestra motivacional: Nossas escolhas, nossas habilidades. “O foco foi refletir a importância da escolha profissional a partir do conhecimento de si, frente às possibilidades no campo de formação técnica ou superior”, declarou o coordenador do programa Educa Chico.

Na oportunidade, Anailton dos Anjos orientou a dinâmica JANELAS ABERTAS, na perspectiva de ampliar os horizontes dos alunos e auxiliá-los no processo de decisão sobre a carreira a qual seguir.

Os beneficiados com a  ação demonstraram-se satisfeitos e entusiasmados com o projeto. “Magnífico! Parabéns pelo empenho dessa equipe!”, expressou Henrique Ramos, que tem 20 anos, já concluiu o Ensino Médio, mas quer tentar a vaga no curso profissionalizante. “Foi mágico!”, tentou traduzir a experiência da manhã de sábado, a estudante do 1°ano, da Escola Estadual Martinho Salles, Tamires Carvalho.

No dia 15 de setembro, as aulas do Pré-IFBA retornam com os assuntos de Matemática, seguida de Geografia, no dia 22, e, finalizando a ação com um Simulado geral, no dia 29 de setembro. As provas do Processo Seletivo do IFBA serão realizadas, por sua vez, no dia 25 de novembro.

Os cursos integrados do IFBA são os seguintes: Alimentos (Barreiras, Porto Seguro), Aquicultura (Valença), Automação Industrial (Salvador), Biocombustíveis (Irecê, Paulo Afonso, Porto Seguro), Edificações (Barreiras, Brumado, Eunápolis, Feira de Santana, Ilhéus, Salvador), Eletromecânica (Irecê, Jacobina, Jequié, Paulo Afonso, Santo Amaro, Simões Filho, Vitória da Conquista), Eletrônica (Salvador, Vitória da Conquista), Eletrotécnica (Camaçari, Feira de Santana, Salvador), Geologia (Salvador), Guia de Turismo(Valença), Informática (Barreiras, Brumado, Camaçari, Euclides da Cunha, Eunápolis, Ilhéus, Irecê, Jacobina, Jequié, Paulo Afonso, Porto Seguro, Santo Amaro, Seabra, Valença, Vitória da Conquista), Mecânica (Salvador, Simões Filho), Meio Ambiente (Eunápolis, Seabra, Vitória da Conquista), Mineração (Jacobina), Metalurgia (Simões Filho), Petróleo e Gás Natural (Simões Filho), Química (Salvador), Refrigeração e Climatização (Salvador) e Segurança do Trabalho (Ilhéus e Juazeiro).