Muita música, poesia, dança, teatro e emoção marcaram a III edição do Sarau Circulô realizado em São Bento

A Secretaria Municipal de Direitos Humanos, Cidadania e Juventude (SDHCJ) realizou na noite da última sexta-feira, dia 03 de agosto, no bairro de São Bento, mais uma ação que integra o Projeto Circulô – Juventude, Arte e Cidadania. Muita música, poesia, dança, teatro e emoção marcaram a III edição do Sarau Circulô, que reuniu a juventude franciscana nesse ambiente múltiplo, capaz de desenvolver, através da arte-educação, o protagonismo juvenil,  com atividades que estimulem a autonomia, o potencial criativo, crítico artístico da juventude franciscana.

Na oportunidade, artistas do município e até de outros países se apresentaram no Sarau, a exemplo do grupo de dança formado por estudantes africanos da UNILAB, chamado “Embaixad’África”, que animou a galera e colocou todo mundo para dançar. Esse é o objetivo do projeto, romper barreiras através da arte! Arte que também foi declamada pelo artista plástico franciscano, Márcio Salustiano, que emocionado declamou os seus poemas para o contentamento do público presente, que teve a chance de ouvi-lo e aplaudi-lo ao recitar os poemas “Filhos de São Francisco” e “Amor a longa distância”.

Outro momento memorável e emocionante foi a apresentação da jovem cantora Brenda Vitória, que com a sua voz marcante impactou a todos com uma canção de fé e otimismo. Além da canção, a brilhante artista franciscana fez questão de se pronunciar sobre a importância do Projeto Circulô para os jovens de São Francisco do Conde: “esse projeto é diferenciado. Com o Circulô, a juventude tem espaço, tem voz e aqui temos a oportunidade de aprender, interagir e participar de oficinas. Não se trata de um projeto qualquer, esse de fato transforma as nossas vidas”.

O coreógrafo e professor de dança, Cosme Nascimento, mais conhecido como “Cosme Black”, também fez parte desse momento tão importante e animou o público com uma dança africana. Na ocasião, o professor também contou um pouco sobre a história da comunidade franciscana de origem quilombola, do bairro de Monte Recôncavo.

Quem também expôs sua arte no Sarau Circulô foi o desenhista Marcos Alberto Albertonny, assim como a artesã Áurea Stela Medeiros, mais conhecida como “Telinha”, que trouxe o seu artesanato para exposição. Rayane Alcides, outra jovem e talentosa artista franciscana, também fez questão de deixar a sua contribuição ao declamar poemas de sua autoria como uma forma de “protesto” ao racismo e aos estereótipos sociais que ofendem e oprimem a juventude brasileira.

O Samba Chula Mirim Flores da Pitanga também não poderia faltar nessa noite tão especial, assim como o jovem da comunidade de São Bento, Luís Cláudio, conhecido como “Lula”, que representou o seu bairro com a declamação de um lindo poema sobre as belezas de São Francisco do Conde.  “Como jovem e morador de São Bento fico contente em ter esse projeto aqui na comunidade. Isso demonstra que a juventude pode ser mais, é preciso valorização dos políticos para que tenhamos a oportunidade de nos expressar. Graças aos meus professores, eu me tornei um grande poeta e já me apresentei em eventos estaduais representando a minha cidade. Se a sociedade se empenhar em lutar pelos jovens podemos fazer muito mais, nós somos o futuro dessa cidade, do nosso país. Nós queremos mais!”.

Durante o Sarau, equipes do Centro de Referência em Atendimento à Mulher (CRAM) distribuíram cartilhas e orientações na prevenção e enfrentamento à violência contra a mulher. Um assunto amplamente discutido nos eventos promovidos pela Secretaria de Direitos Humanos, Cidadania e Juventude (SDHCJ). Na ocasião, também foram certificados os jovens que participaram das atividades formativas que foram realizadas entre os dias 18 a 24 de julho.

Para a gerente do Departamento de Atenção à Juventude (DEJUV), Iasmin Xavier, “o Circulô é um projeto que possibilita, através da  arte, uma interação e um diálogo com os jovens e entre os jovens, a partir da pluralidade e diversidade étnica, estética e cultural. As atividades formativas do projeto contribuem sobremaneira para evidenciar os jovens como protagonistas. Nessa edição, em São Bento das Lajes, tivemos uma adesão significativa, com grande participação da comunidade local, e isso é muito gratificante para nós, pois é a arte chegando a cada jovem franciscano, da Roseira a Jabequara, de uma ponta a outra, a arte para a promoção à cidadania e transformação social”, destacou.

O depoimento da moradora de São Bento, Sanara Roseira, deixou claro o sentimento de gratidão da juventude em poder ter a oportunidade de participar do projeto na própria comunidade. “Ações como essa são primordiais para tirar os jovens da rua, de companhias e propostas ruins que aparecem no nosso dia a dia. Um projeto como esse tem que ter continuidade porque os jovens se interessam também pela arte e cada vez mais irão participar desses momentos. A toda juventude deixo o recado que devemos mostrar o nosso potencial e o nosso talento para viver”.

 

Skip to content