Muito forró marcou o primeiro dia do “XXXII Arraiá do Vem Cá”, no bairro de Campinas, e a 1ª edição do “São João da Gente”, na Orla Marítima

Foi dada a largada para os festejos juninos em São Francisco do Conde. O arrasta-pé começou, nesta última sexta-feira (22), com a primeira edição do “São João da Gente”, o São João de iniciativa popular.

O primeiro dia do evento foi marcado pelas apresentações de Mazzo, Bilu Show, Jhones pra Dançar, Samba Mania e Cebo nas Canelas. Todos os artistas que se apresentaram foram moradores locais, uma característica que será encontrada em todo o “São João da Gente”.

O evento está sendo promovido  por representantes da comunidade franciscana, como a Comissão dos Festejos Juninos de São Francisco do Conde, Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL, Associação de Músicos, Associação dos Blocos, Academia de Letras e Artes de São Francisco do Conde – ALASFCON e conta com o apoio da Prefeitura de São Francisco do Conde, através das secretarias municipais de Turismo (SETUR), Cultura (SECULT), Desenvolvimento Econômico (SEDEC), Saúde (SESAU), Serviços, Conservação e Ordem Pública (SESCOP), Comunicação (SECOM) e Gestão Administrativa (SEGAD) e com o apoio cultural da Câmara Municipal de Vereadores.

O “São João da Gente” será realizado de 22 a 24 de junho, além dos dias 28 e 29 do mês corrente também. Já no dia 30 de junho, será realizado o “Forró Salve o Convento”.

O evento acontece na Orla Marítima (próximo a quadra poliesportiva) e no Mercado Cultural; além do “Forromóvel Itinerante” durante todo o período junino pelas ruas da cidade.

Nessa mesma noite, a comunidade franciscana também pode aproveitar o clima junino com o início do XXXII Arraiá do Vem Cá do bairro de Campinas. Quem se apresentou, nessa primeira noite, foram as bandas Filhos de São Francisco, Numa Sala de Forró, Cebo nas Canelas, o grupo Estilo Vaqueiro e Samuel Diniz, que finalizou os festejos dessa noite.

O “Arraiá do Vem Cá” trará uma programação com mais de 25 atrações musicais, durante os dias 22, 23, 24, 28 e 29 de junho, na Praça André Curcino Cruz, a praça principal de Campinas, com muito forró pé de serra para animar os festejos juninos.

O “Arraiá do Vem Cá”, que contou com o patrocínio da Caixa e Governo Federal, tendo ainda o apoio da Prefeitura de São Francisco do Conde, é uma tradição na comunidade de Campinas e tem ativamente a participação dos moradores da localidade, bem como de outros bairros do município e de visitantes que aproveitam o clima junino do interior para se divertir com o arrasta-pé. O evento é uma tradição que começou em 1986. Em sua trigésima segunda edição, o evento homenageia dois ilustres franciscanos e moradores do bairro, Isaltino Bomfim (Zaco) e Nelson Ferreira (in memoriam).

Com essas festividades juninas, a comunidade franciscana busca preservar a tradição do São João e São Pedro no município.