Município assina convênio de cooperação técnica com IFAL

consicencia negra

No dia em que foi celebrado o Dia da Consciência Negra, em 20 de novembro, o município de São Francisco do Conde deu um grande passo rumo ao desenvolvimento do povo sanfranciscano e do povo africano, com a assinatura do convênio de cooperação técnica entre a Prefeitura e o IFAL (Instituto de Formação de Administração Local) – instituição de ensino ligado ao Ministério da Administração do Território de Angola. Além de São Francisco do Conde, já foram firmados convênios com os municípios de Andaraí, Abaíra, Itaberaba e Boa Vista do Tupim.

Durante a proposta de adesão ao intercâmbio, a comitiva angolana, liderada por Luciano Domingues, apresentou um vídeo com depoimentos de alunos e autoridades locais falando das atividades desenvolvidas pela unidade, que é composta por cursos de Ensino Médio, Superior, Profissionalizante de curta e média duração, além de promover estágios e a inserção profissional. O IFAL tem por objetivo formar pessoas para atuarem na administração pública, assegurando a execução de uma política de aperfeiçoamento e modernização da gestão.

Nossa proposta de intercâmbio perpassa a questões como o funcionamento da gestão municipal, planejamento orçamentário, troca de experiências (…) Queremos obter e passar conhecimentos, nos apropriar do que for adequado a nossa realidade. Será uma forma de reafirmarmos nossa identidade, dar dignidade ao nosso povo. Vamos colocar mão a obras!”, convocou Domingues.

De acordo com o angolano, em seu país de origem o presidente e o vice-presidente são os cabeças-de-lista do partido que tiver a maioria nas eleições legislativas; estes nomeiam os governadores que, por sua vez, também nomeiam os administradores – comparado ao Brasil, os administradores equivalem aos prefeitos. Sendo assim, esses líderes, caso não tenham formação no IFAL, devem obrigatoriamente realizar um curso no Instituto, que dura cerca de 2 a 4 meses – o curso intensivo corresponde a uma pós-graduação. Ainda segundo Domingues, “estudos recentes mostram que a formação administrativa e os sistemas modernos de controle têm gerado impactos positivos na ‘coisa pública’, no que diz respeito à gestão e transparência. Mas ainda vivemos um processo de melhoria”. As formações contínuas do IFAL, atualmente, são de 555 cursos realizados.

A troca de experiências se dará entre os gestores e servidores municipais da Prefeitura e os integrantes do IFAL. Inicialmente, os angolanos vêm a São Francisco do Conde e depois será feito o inverso. Num futuro próximo, o Instituto de Formação de Administração realizará cursos técnicos no município através da UNILAB (Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira), enquanto que os cursos EAD já estão disponíveis.

Participaram ainda do encontro a secretária municipal de Planejamento Silmar Carmo; o gerente do Departamento de Igualdade Racial (DEPIR), Samuel Azevêdo; Adnailton Amaral, representando o secretário de Gestão Administrativa, Renato Costa Rosa; Alva Célia como representante da sociedade civil e o presidente da Câmara de Vereadores Eliezer de Santana.