Município dá posse aos Conselheiros Municipais da Assistência Social

conselho assistencia social

Na manhã desta terça-feira (11), a Prefeitura de São Francisco do Conde, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social – SEDES, deu posse aos Conselheiros Municipais da Assistência Social – CMAS. Entre os 20 eleitos estão representantes governamentais, não governamentais e representantes de usuários da assistência social.

Na posse, o secretário da SEDES, Aloísio Oliveira, fez questão de frisar a grande responsabilidade dos conselheiros para o efetivo controle social das ações e recursos estaduais e federais destinados a assistência social. Oliveira ainda falou que “o percurso é aberto a discussão e sugestões. Não temos nada fechado aqui. Não pensem que porque estão chegando agora nada poderá ser alterado no que já vinha sendo feito. O que nós conseguimos com os anos de trabalho foi criar uma relação de confiança”.

A conselheira recém-empossada, Patrícia Conceição da Silva, representante dos usuários do Programa de Acolhimento Social – PAS, disse durante a cerimônia: “pra mim, participar de um conselho é um grande prazer, uma experiência rica, mas, principalmente, uma grande responsabilidade. Nós enquanto usuários dos serviços temos uma pressa maior em ver as coisas acontecerem”.

Já a ex-conselheira Ilza Rodrigues dos Santos revelou que: “as pessoas ainda tendem  a achar que conselhos e conferências são ações políticas e não são. Esses são os espaços que a população precisa ocupar para garantir seus direitos. É o lugar para falar, sugerir, criticar e propor ações e mudanças. Enquanto as pessoas não entenderem isso, o nosso trabalho não será devidamente reconhecido”, enfatizou.

Na cerimônia de posse foram eleitos: Maria Thaís da Costa, SEDES; Josenilda Teixeira, SESAU; Maria Francisca Demétrio, SEDUC; Paulo Bispo Filho, SEFAZ; e Rafaelle Aranha, representando a SEDEC. Representantes não governamentais: Ana Cristina Nascimento, Pastoral da Criança; José Fernando Santiago, APAE; Juliana Nova, Associação Desportiva e Recreativa de Paramirim; Evanildes Cruz, Associação de Moradores de Jabequara das Flores; Patrícia Conceição da Silva, PAS.

A próxima reunião do Conselho Municipal da Assistencia Social será no dia 12 de março, na Casa dos Conselhos, a partir das 09h.