Município participou do Congresso Internacional Territorialidade e Saúde

UFRB

O município de São Francisco do Conde esteve representado no “Congresso Internacional Territorialidade e Saúde: Desigualdades Raciais em Contextos Locais e Globais”, que aconteceu entre os dias 03 e 05 de setembro, promovido pela UFRB (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia).

O evento contou com a participação de doutores de diversas universidades brasileiras e europeias, assim como alunos brasileiros e luso-africanos. De acordo com a coordenadora do congresso, professora Regina Marques, do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Psicanálise Identidade, Negritude e Sociedade – NUPINS, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFRB, o território baiano é majoritário em população negra e, seguindo esta linha, as políticas públicas devem ser feitas a partir destes dados “Nossos alunos, futuros profissionais de saúde, devem ser formados e informados dentro desta perspectiva”, salientou.

São Francisco do Conde esteve representado através de alunos brasileiros e africanos; professores da UNILAB do Curso de Humanidades, que deram palestras e mini-cursos; da educadora ambiental da Secretaria do Meio Ambiente, Angélica Paixão, que deu palestra na mesa temática “Pautas para Desenvolvimento Global e Local: Sustentabilidade Ambiental, Ciências Humanas e Saúde”, juntamente com a Dra. Cristina Souza (UNILAB – São Francisco do Conde), Prof. Dra. Raquel Souza (Universidade Federal da Bahia/UFBA) e Dr. Caifadine Manasse (Comissão de Saúde de Moçambique).

Também estiveram presentes alunos e professores da: UESB – Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia/Jequié; UFBA – Universidade Federal da Bahia/Vitória da Conquista e Salvador; UNEB – Universidade do Estado da Bahia – Campus V – Santo Antônio de Jesus; UEFS – Universidade Estadual de Feira de Santana; Colégio Santo Antônio de Jesus – Congregação Irmãs Mercedárias; Secretaria da Saúde e Secretaria da Educação de Santo Antônio de Jesus/BA; e, a Comissão de Seguridade Social da Assembleia Legislativa/DF.

Skip to content