Município será palco de Roda de Diálogo sobre música com apresentação de DJ’s

sistema kalakuta

No dia 18 de julho, o município de São Francisco do Conde será palco da Roda de Diálogo sobre música, entre franciscanos e estudantes africanos da UNILAB (Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira). O bate-papo, que será conduzido pelo DJ internacional Sankofa Justine, originário da República do Gana (África Ocidental), e pelo DJ baiano Duduo Caribe, fará uma abordagem à música africana e às experiências vivenciadas pelos músicos no trabalho de diminuir a distância entra a África e o Brasil. O encontro será na própria Unilab e iniciará às 14h. Logo após, a partir das 18h, vai acontecer no Mercado Cultural o Sistema Kalakuta, em que os DJs irão levar o seu som regado de danças africanas para o espaço e o grupo de hip-hop “Bota a Fala” também fará apresentação. Os dois eventos são abertos ao público.

O bate-papo está sendo promovido pelo Programa Filosofia, Cultura Popular e Educação, coordenado pelo professor Marcos Carvalho Lopes e os eventos têm o apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social – SEDES, através do Departamento de Promoção à Igualdade Racial.

O Sistema Kalakuta realiza trabalho de formação de público, propagação e difusão da música africana na cidade de Salvador. Formado pelos DJ’s Duduo Caribe e Sankofa, nasceu no Centro Histórico, no Pelourinho. O trabalho da dupla, através de suas pesquisas musicais, é promover um resgate, com olhar contemporâneo, sem perder o foco na sua origem. Tendo como causa principal a necessidade de dialogar com as africanidades da Bahia, para produzir intercâmbios (Brasil-África).

“Bota a Fala” é um projeto de pesquisa educacional baseado nas artes, que utiliza o hip-hop como linguagem para compor uma educação democrática. Desenvolvido por estudantes, o grupo procura dar voz e debater questões raciais, assim como questionar estereótipos de gênero, além de valorizar os múltiplos letramentos potencializados pelo hip-hop.

Mais informações: www.botaafala.filosofiapop.com.br.

Skip to content