Município tem promovido capacitação profissional em diversas áreas

pronatec certificado 1

Seguindo a tendência de desenvolvimento e objetivando reduzir os índices de desemprego e oportunizar o crescimento profissional, a Prefeitura de São Francisco do Conde, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico – SEDEC, estabeleceu parceria com o Governo Estadual, através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – TRILHA, para realização dos cursos de Montador e Reparador de Computadores, com 20 vagas, e Cabeleireiro, Manicure e Maquiagem, com 30 vagas. E graças ao projeto MOVA Brasil, parceria com Instituto Paulo Freire e a PETROBRAS, alfabetizou 55 munícipes em cinco turmas.

No ano 2013, foi criado o 1º Ciclo de Oficinas no município, realizado em agosto, com o tema: Noções Comportamentais (postura, ergonomia) e Elaboração Curricular, contando com a participação do Sistema Nacional de Emprego (SINE) e técnicos da Empresa B3. A capacitação contou com um público de 55 munícipes e, em dezembro, foram abertas vagas para o processo seletivo de cursos na área de soldagem com 828 inscritos, para 64 vagas, sendo 32 em cada curso. Além disso, uma parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca – SEAP está ofertando aos pescadores e marisqueiras do município os seguintes cursos: Reparador de Embarcações – 25 vagas, Mecânica Marítima – 30 vagas.

Em 2014, já aconteceram as inscrições para o processo seletivo do curso de Salvatagem, para 60 munícipes. E serão ofertados a partir de abril cursos de: Carpintaria Náutica (22 vagas); Azulejista (22 vagas) e Pintor Predial (22 vagas).

Desenvolvimento Social

Quando o assunto é benefício que gera emprego e renda para a população, a SEDES não fica atrás e garante melhoria na vida da população, através de programas como o PRONATEC, que, em parceria com o SENAI, garantiu que 400 alunos recebessem cursos com direito a bolsa auxílio de R$ 8,00 por dia de aula.

Por fim, o SineBahia, serviço de intermediação de mão-de-obra, encaminhou cerca de 1.000 pessoas da cidade para entrevistas de emprego no ano passado.