Mutirão da SEMA realizou diversas ações na orla marítima

mutirao socioambiental sema

A Secretaria de Meio Ambiente de São Francisco do Conde (SEMA), em parceria com as secretarias municipais de Infraestrutura (SEINF), Saúde (SESAU), Serviços Públicos (SESP) e Embasa, promoveu na manhã desta quinta-feira (19), mais um mutirão socioambiental, dessa vez, na orla marítima da cidade.

Instalações de lixeiras na extensão da orla; vacinação; orientações nutricionais aos comerciantes; informações veterinárias sobre como cuidar dos animais; distribuição de tampas para tanques e capas para tonéis; orientação previdenciária para pescadores; esclarecimentos sobre questões de esgotamento sanitário e abastecimento de água; visitação nas residências com distribuição de material educativo foram alguns dos serviços prestados gratuitamente à população sanfranciscana.

“Colocamos 10 lixeiras temáticas ao longo da orla marítima e pretendemos ampliar essa ação para todo o município, com apoio da SESP. Assim, a população terá onde dispor os resíduos sólidos que antes eram jogados na rua, prejudicando o meio ambiente”, explica o gerente de Monitoramento Ambiental e Preservação e presidente do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente, Edilson das Virgens.

O secretário da SEMA, Wellington Marcula, considera que “após a realização desses mutirões a população passa a ter um sentimento coletivo de preservação. Isso é fundamental, especialmente, porque as pessoas cuidam do agora pensando nas gerações futuras”.

O objetivo central do mutirão é sensibilizar os comerciantes e moradores do entorno sobre a importância de que todos juntos devem cuidar da qualidade ambiental do município. De acordo com a gerente de Educação Ambiental, Angélica Paixão, ainda este mês haverá uma reunião com a comunidade e representantes da empresa Transpetro para definir a data do próximo mutirão, que deve acontecer em janeiro de 2014, no bairro do Caípe.