Na Concha Acústica do Teatro Castro Alves, estudantes da Rede Municipal de Ensino de São Francisco do Conde são formados pelo PROERD

Hoje (28), na Concha Acústica do Teatro Castro Alves, em Salvador, foram formados 345 alunos matriculados no Programa Educacional de Resistência às Drogas – PROERD 2017. No currículo, uma formação que promove a valorização da vida, alertando crianças e jovens quanto a necessidade de se manterem distantes das drogas e da violência.

Segundo o secretário Marivado do Amaral, “o PROERD é uma louvável iniciativa da Polícia Militar que humaniza a relação da PM com a sociedade, a partir das crianças no ambiente escolar. O que estamos vendo aqui são 345 crianças franciscanas que aprenderam nas suas escolas o quanto é importante se afastar das drogas, valorizar a família, a amizade, e dizer não à violência. Parabenizo todos os nossos estudantes franciscanos e famílias, o governador Rui Costa por apostar nesta estratégia, ao prefeito Evandro Almeida por apoiar o desenvolvimento do projeto no município e a Polícia Militar por executar tão valioso programa”.

Os recém-diplomados são estudantes do 5° ao 7°ano, oriundos das escolas Frei Eliseu Eismann, Iromar Nogueira, Centro de Ensino e Aperfeiçoamento do Saber – CEAS, Centro Educacional Joaquim Alves Cruz Rios, Instituto Municipal Luiz Viana Neto e Centro Educacional Claudionor Batista –CECBA. O Programa Educacional de Resistência às Drogas, que cumpre um papel fundamental na formação cidadã, é realizado no município pela PM, através da 10a Companhia da Polícia Militar da Bahia em parceria com a Secretaria Municipal da Educação – SEDUC.

O PROERD é a adaptação brasileira do programa norte-americano Drug Abuse
Resistence Education – D.A.R.E., surgido em 1983, em Los Angeles, nos Estados Unidos. O programa foi implantado no Brasil em 1992, pela Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro. Adotado em todo o país desde 2002, conta com três currículos, os quais são voltados para Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental; além do 5° e 7º anos do Ensino Fundamental; e para pais e responsáveis.