Nesta quinta-feira (27), acontece o II Encontro de Surdo de São Francisco do Conde

Garantir a inclusão na Educação é uma das metas da Prefeitura de São Francisco do Conde.  Em setembro, a comunidade surda se mobiliza em prol de seus direitos: o Setembro Azul. Nessa confluência de interesses, a Secretaria Municipal da Educação – SEDUC, através da Gerência de Educação Especial/Inclusiva, irá realizar,  na quinta-feira (27), o II Encontro de Surdo.  O evento será realizado no auditório 02 de Julho, sediado na Secretaria da Educação, às 08h da manhã.

Segundo Ana Cristina, do Núcleo de LIBRAS da SEDUC, “o mês de setembro é marcado por diversos eventos da comunidade surda, voltados para a conscientização sobre a acessibilidade e a comemoração das conquistas obtidas ao longo dos anos. Além disso, é quando se realizam  os principais congressos sobre a Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS, homenagens e também um reforço na luta por mais escolas bilíngues, nas quais alunos surdos e ouvintes possam aprender e crescer juntos”. O tema desse ano será Diversidade Linguística no Contexto Escolar.

Ainda de acordo com o núcleo, “O II Encontro de Surdo visa oportunizar a tríade escola-família-comunidade ao conhecimento dos marcos históricos, a divulgação e o aprendizado da língua Libras, além de presenciarem explanações das experiências exitosas dos alunos surdos de São Francisco do Conde, destacando a inclusão das pessoas surdas nos espaços educacional, social e cultural”.

Na ocasião, uma novidade surpresa será anunciada! “A comunidade surda não necessita apenas do direito à acessibilidade, mas verdadeiramente ser contribuinte nesse universo que é atribuído aos surdos”, declarou Ana Cristina.