Nossa Senhora do Monte foi celebrada nesta quinta (02) com missa, procissão e alvorada

Nesta quinta-feira (02), a comunidade do Monte Recôncavo, em São Francisco do Conde, deu continuidade às comemorações em homenagem a santa de mesmo nome do bairro, iniciadas com um novenário, no último dia 24 de janeiro. As homenagens começaram logo cedo com uma alvorada, seguida de missa às 06h, café da manhã e uma nova missa às 09h, com unção aos enfermos e idosos. As missas foram celebradas pelo padre Euclides Moreira. À tarde, às 15h, as homenagens encerram com uma missa seguida de procissão pelas ruas do bairro.

02 de Fevereiro é a apresentação do senhor. Conforme o evangelho, Maria e José cumprindo a lei do Antigo Testamento levaram o menino Jesus, 40 dias depois do Natal, para apresentá-lo a Simeão e Ana, que o reconheceram como a ‘luz do mundo’. Então, por isso, Nossa Senhora é celebrada com os vários títulos nesse dia 02 de fevereiro. A ‘luz do mundo’ é também conhecida por Nossa Senhora da Luz, da Purificação e do Monte porque o Monte não é um local, não é um aspecto geográfico; o Monte que nos referimos é Jesus, nossa rocha, nosso refúgio, nossa proteção”, declarou o padre Euclides Moreira.

Ele disse ainda que “Nossa Senhora do Monte é uma devoção portuguesa, que tem um santuário em Braga, no norte de Portugal, nas fronteiras com a Espanha e quando os colonizadores aqui vieram trouxeram esta devoção. Na Bíblia, o Monte é sempre sinal da presença de Deus, por isso invocamos Nossa Senhora do Monte que é Jesus. É, por isso, que no dia 02 de fevereiro todos os títulos de Nossa Senhora referentes à luz são celebrados. Maria é aquela que traz a luz, que é Jesus”.

O novenário teve como tema este ano “Todas as gerações me chamarão bem aventurada“, baseada no texto bíblico de Lucas 1;48, porque a igreja católica no Brasil está vivendo o Ano Mariano pelos 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida.

Skip to content