NOTA DE REPÚDIO

A Prefeitura de São Francisco do Conde, através da Secretaria Municipal de Direitos Humanos, Cidadania e Juventude (SDHCJ) e do Conselho de Igualdade Racial do município, bem como a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB) – Campus dos Malês, vem publicamente repudiar e se solidarizar com o jovem estudante universitário, Vinícius Vieira, 26 anos, vítima de agressão e racismo no último dia 17, quarta-feira, enquanto esperava um ônibus na rodoviária de Salvador .

Na ocasião, o estudante foi covardemente agredido pelos vigilantes em um ato arbitrário, abusivo e injustificado, mesmo após ter perguntado o motivo pelo qual estava sendo agredido de forma tão brutal. Tal violência é ainda mais reprovável por ter sido praticada por profissionais que, supostamente, deveriam proteger e defender os cidadãos que transitam no local supracitado.

A SDHCJ está dando todo o suporte ao estudante universitário, além de reafirmar a parceria com a UNILAB no combate a qualquer tipo de discriminação e violência que ocorra dentro ou fora da universidade. Temos milhares de Vinícius passando diariamente por situações de intolerância, pelo fato de não estarem enquadrados nas normatividades que essa sociedade impõe. Poucos têm essa coragem de Vinícius, de registrar o corrido e buscar valer os seus direitos. Esse é o objetivo da SDHCJ, que é de propor e fomentar políticas públicas que garantam os direitos dos segmentos específicos da população que historicamente foramexcluídos da condição de cidadão”, destacou a secretária municipal de Direitos Humanos, Cidadania e Juventude, Luciana Oliveira.

É inaceitável a violação da integridade física do estudante, visto que, a truculência e o despreparo demonstrados na abordagem circulam na internet e causamrevolta na sociedade. O racismo é um crime inafiançável, inaceitável e indefensável, “situações como a de Vinícius, infelizmente, não são isoladas, fazem parte de uma sociedade culturalmente racista que vê nos corpos negros uma afronta aos espaços que eles por direito devem ocupar. Isso mostra a necessidade de reafirmar e defender políticas públicas que sejam inclusivas e de caráter reparador. O que aconteceu nos choca pela violência e pela revelação de um racismo que vem sendo colocado todos os dias. Ainda se faz necessário fazer um trabalho de formação e explicação, e de manter a luta na defesa daqueles que são historicamente colocados a uma condição de inferioridade. A UNILAB repudia o ocorrido e luta pela defesa de uma sociedade mais justa, cidadã e igualitária”, enfatizou a diretora da universidade situada no município franciscano, Mirian Reis.

Vinícius Vieira denunciou o caso na 11ª Delegacia de Tancredo Neves como episódio de “lesão corporal leve”.

Todos os órgãos envolvidos na defesa do estudante aguardam as investigações e seus desdobramentos.

Skip to content