Nova composição do Conselho de Desenvolvimento sustentável apoderou-se nesta quinta-feira (30), em São Francisco Conde

Uma importante ferramenta de integração de políticas públicas e de desenvolvimento sustentável apoderou-se nesta quinta-feira (30), em São Francisco Conde. Com as presenças do prefeito Evandro Almeida, do secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, Renato Costa Rosa, do secretário de Governo, Eliezer de Santana e do vereador Mário Nogueira, foi empossada a nova composição do Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável.

Na ocasião, o prefeito Evandro Almeida, rendeu agradecimentos, parabenizou os conselheiros e discorreu sobre a importância do órgão. “O poder público e a sociedade civil têm que caminhar juntos, pois a participação dos membros deste Conselho é de grande importância para continuarmos transformando São Francisco do Conde. Fico muito feliz com todo o trabalho que vem sendo realizado em prol do desenvolvimento da nossa cidade. Agradeço também a toda equipe da SEMAP em nome do secretário Renato, por todo o empenho, compromisso e dedicação desde o início. Isso mostra que é uma questão de participação e diálogo”, afirmou o gestor.

O secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, Renato Costa Rosa, também fez uso da palavra, ressaltou as transformações socioeconômicas ao longo do tempo e destacou algumas ações realizadas pela SEMAP em prol do fortalecimento da agricultura e do desenvolvimento sustentável. “Com a crise que assola o nosso país e a instabilidade do setor petrolífero, precisamos enxergar e continuar incessantemente o nosso trabalho em busca de novas alternativas, a exemplo da agricultura – que representa um grande vetor de impulsão econômica. O prefeito Evandro Almeida, desde o início da sua gestão, sempre honrou com o seu compromisso em prol do meio ambiente, da agricultura e da pesca no nosso município, dando-nos condições de trabalho capazes de transformar a vida da população. No ano de 2019 conseguimentos atender de forma direta e efetiva 298 agricultores, aramos 207 tarefas de terra e foram 483 horas de trabalho de mecanização agrícola, onde a Prefeitura disponibilizou o trator, o óleo e o tratorista”.

Continuando a falar sobre as transformações oriundas do trabalho da gestão Evandro Almeida e de toda equipe da SEMAP, o secretário também destacou a construção do Centro Produtor de Derivados de Mandioca, localizado no bairro de Jabequara e que será inaugurado em breve. “Nesse espaço os agricultores terão à disposição equipamentos modernos e de excelência para produzir os produtos derivados da mandioca. É muito importante também falarmos sobre o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) – uma ação do Governo Federal que tem o total apoio da Prefeitura, por meio da SEMAP, e que realiza a entrega dos alimentos comprados de agricultores familiares às famílias assistidas pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). Hoje, participamos do território metropolitano, participamos da agricultura familiar por meio do PNAE, compramos em média 300 mil reais por ano em alimentos que são inseridos na merenda escolar. Além disso, também distribuímos anualmente sementes de milho, feijão e amendoim para os agricultores plantarem”, destacou o secretario.

Altamirando de Amorim, representando os conselheiros, verbalizou sobre o importante papel do Conselho de Desenvolvimento Sustentável e destacou a importância do órgão para o fortalecimento da agricultura no município.

Já o secretário de Governo, Eliezer de Santana, informou a todos os presentes sobre a Consulta Pública que está disponível no site da Prefeitura para a discussão da Minuta do Contrato de Programa entre o Município de São Francisco do Conde e a Empresa Baiana de Águas e Saneamento S.A (EMBASA). “É muito importante à participação popular nessa discussão, sobretudo com relação ao que nós estamos dialogando neste momento, desenvolvimento sustentável”.

O vereador Mário Nogueira, ao fazer uso da palavra ressaltou que “apesar das dificuldades, o prefeito Evandro Almeida e o secretário Renato Costa Rosa, com toda a sua equipe, conseguiram desenvolver um grande trabalho”.