7 de Setembro em São Francisco do Conde foi marcado por grandes homenagens

7setem

O ato cívico em comemoração ao 7 de Setembro em São Francisco do Conde contou com homenagens a prefeita Rilza Valentim, falecida no dia 24 de julho, por conta de uma embolia pulmonar. Rilza foi responsável por grandes projetos na área da Educação no município e, devido a sua grande importância como gestora, a Prefeitura, através da Secretaria Municipal da Educação – SEDUC, realizou em 2014 o desfile com o seguinte tema: “A Educação de São Francisco do Conde: Projetos de Educação que trouxeram Independência”.

Durante o desfile, escolas do Fundamental II carregavam os nomes de alguns desses projetos: Unilab, Prounifas, Soletra Chico, Educa Chico, CEJAL com jornada ampliada, Feira Literária, dentre tantos outros. “Esse 7 de Setembro tem um sabor especial para todo município. Optamos por fazer um desfile cívico com a retomada das ações de Rilza, voltadas para a educação, desde quando ela foi secretária da Educação até se tornar gestora do município, transformando a realidade educacional de São Francisco do Conde em outra. Queremos afirmar que todo o esforço que ela fez não será em vão, o nosso compromisso é não deixar esse sonho morrer”, declarou Ana Christina Oliveira, secretária da Educação.

Rilza foi uma guerreira, uma mulher batalhadora, nós sabemos que ela mora no coração de cada um dos franciscanos. Não poderíamos deixar de homenageá-la pelos seus feitos. E reafirmo que daremos seguimento aos seus compromissos”, enfatizou o prefeito Evandro Almeida.

Além das escolas do Fundamental II participaram também do ato cívico as fanfarras: FAMUSFC, FANSIB, FANCECBA, e FANJACR, um grupo de desbravadores/ escoteiros e representantes da APAE – Associação de Pais e Alunos dos Excepcionais. O trajeto este ano foi encurtado, saindo do Largo da Cubamba sentido Câmara de Vereadores, onde esteva montado o palco para pronunciamento das autoridades.