O sábado (02) de Carnaval Cultural em São Francisco do Conde foi pura alegria.

Na quadra da orla, na Sede do município, apresentaram-se o Grupo Mixirica, o Samba Amigos do Samba, Os Veteranos do Ritmo e os cantores Lucas Barreto e Duda Menezes. Enquanto isso, nos trios da Orla Marítima, quem animava os foliões eram as bandas Poxa, Saiddy Bamba – que foi a principal atração do dia, arrastando centenas de pessoas atrás do trio – Virada Louka, Kuarto de Samba, Dum Quebrança e Pra Casar.

Já nos bairros, que tradicionalmente promovem carnavais característicos das culturas de suas próprias comunidades, foram promovidos concursos de fantasias e arrastões de pura alegria, entre outros festejos de momo. Em Santo Estevão, o Bloco Cultura das Cabritas percorreu as localidades de Ponta/Ilhote com muita irreverência. “Faz 6 anos que o Bloco As Cabritas está nas ruas de São Francisco do Conde levando alegria às pessoas. Todo ano são 70 a 100 membros que participam dessa folia conosco“, disse Neto Freitas, fundador do grupo em que os homens vestem-se de mulheres. “O grupo surgiu inspirado pelas Muquiranas e saímos sempre todos os sábados de carnaval“, reforçou Neto. Já em Caípe de Cima e Calmonte, o festejo começou um pouco mais tarde com o Carnaval do Gremosinho promovendo Arrastão Cultural, Samba de Roda e muita alegria estampada nos rostos dos franciscanos.

Os festejos carnavalescos foram uma realização da Prefeitura Municipal de São Francisco do Conde, através das secretarias de Turismo (SETUR) e de Cultura (SECULT), por meio do Fundo Municipal de Cultura e conta com o apoio do Governo do Estado da Bahia, através da Superintendência de Fomento ao Turismo do Estado da Bahia (BAHIATURSA).