Grandes inciativas de inclusão social e muita animação marcaram o terceiro dia do Carnaval

O terceiro dia do Carnaval Cultural de São Francisco do Conde foi marcado por uma grande inciativa de inclusão social com a realização do primeiro Baile Carnavalesco voltado para as pessoas com necessidades especiais e idosos. O que não faltou nesse dia foi alegria e diversão para os foliões que se divertiram ao som da cantora Lú Santana e, logo em seguida, foi a vez da cantora Denise Martins agitar o público que esteve presente no Mercado Cultural.

A secretária de Direitos Humanos, Cidadania e Juventude (SDHCJ), Luciana Araújo, esteve presente na ação e fez questão de ressaltar sobre o grande avanço do Carnaval Cultural do município. “Essa foi uma proposta dos conselheiros das pessoas com necessidades especiais e idosos, o Grupo Fraternidade Cristã de pessoas com deficiência – FCD de São Francisco do Conde, eles pediam um momento dentro da programação do carnaval que fossem deles e, nada mais justo, que o momento fosse de inclusão, principalmente para pessoas com deficiência. A SDHCJ em parceria com a Secretaria de Cultura e a Secretaria de Turismo, conseguimos esse espaço que foi muito proveitoso para eles. É importante dizer que esse foi o primeiro de muitos”,declarou.

A suplente do Conselho de Pessoas com Deficiência, Adenailsa Arcanjo da Silva, falou sobre o espaço criado para a interação de pessoas com necessidade especiais e idosos no meio social. “A festa foi muito bonita. Eu amei, pois foi maior do que nós esperávamos. Eu acredito que os próximos anos serão melhores, pois com essa mobilização as pessoas começarão a vê-los não apenas como deficientes, mas também como pessoas que tem o direito de se divertirem, eles são como nós, são pessoas abençoadas e também merecem ter o seu espaço no carnaval”, afirmou.

O Carnaval é lembrado como um momento de diversidade, a falta de representatividade causava em nós um vazio. Então, essa conquista, esse momento simboliza um passo muito grande na construção da nossa história. Eu fiquei extremamente feliz e acredito que meus amigos também se sentiram assim”, revelou um dos participantes da festa, Gleicon Teixeira dos Santos.

Com mais essa iniciativa, a Prefeitura de São Francisco do Conde demonstrou o seu compromisso com os franciscanos, proporcionando alegria e diversão para todos. Mas a festa não parou por ai… No Grito do Carnaval com o Reisado, Jovens, adultos e crianças saíram às ruas de São Francisco do Conde no embalo da Charanga Abre Alas. Com muita animação, os foliões seguiram no ritmo contagiante das marchinhas de Carnaval até o Mercado Cultural.

Outro momento que agitou o folião foi o Arrastão do Samba, o público não conseguiu ficar parado com o swing contagiante do “Samba do R”. Logo em seguida, foi a vez do “Grupo Mania” e “Papo de Samba” arrastarem a multidão pela Orla da cidade fazendo a festa dos foliões que entraram no clima do carnaval distribuindo alegria e animação pelo circuito da festa.

Os festejos carnavalescos foram uma realização da Prefeitura Municipal de São Francisco do Conde, através das secretarias de Turismo (SETUR) e de Cultura (SECULT), por meio do Fundo Municipal de Cultura e conta com o apoio do Governo do Estado da Bahia, através da Superintendência de Fomento ao Turismo do Estado da Bahia (BAHIATURSA).