“Observatório Social” também estará presente no “Arraiá do Chico”

_depir

Nos próximos dias 22, 23, 24, 28 e 29 de junho, em conjunto com os festejos juninos do município de São Francisco do Conde, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEDES) através do Departamento de Promoção da Igualdade Racial (DEPIR) em parceria com a Prefeitura Municipal, implantará, pelo segundo ano consecutivo, durante o Arraiá do Chico o projeto do Observatório Social, como forma dar continuidade ao Observatório Racial já existente, que avaliará a Discriminação Racial, Violência contra a Mulher, Violência contra a Criança e o Adolescente e Combate a Homofobia.

Dentre os objetivos deste Observatório estão: mapear e registrar as ocorrências de discriminação racial, violência contra mulher negra e combate a homofobia, violência contra a criança e o adolescente, durante os festejos populares e tradicionais da cidade de São Francisco do Conde; coletar informações que subsidiem a construção de indicadores para planejamento das políticas governamentais de promoção, prevenção e enfrentamento das discriminações e desigualdades em especial de raça, gênero e opção sexual; propiciar o registro de denúncias, queixas e observação, fomentando e criando condições objetivas para o exercício da cidadania, além de ser uma oportunidade de o município discutir com a sociedade os problemas e buscar formas de superação e melhora na inserção de segmentos sociais historicamente discriminados.

A intenção é que aconteça uma interação entre a festa e essas situações de violência. O Observatório irá realizar o encaminhamento e a conciliação das ações, além da prevenção delas durante a festa. Para realizar esse trabalho a DEPIR conta ainda com a Gerência de Atendimento a Criança e ao Adolescente; com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente; com a Gerência de Atendimento a Mulher; com a Polícia Militar e Civil, além de outros órgãos e secretarias envolvidas na realização da festa. O Observatório ficará próximo ao posto de saúde móvel, na orla da cidade e funcionará durante todos os dias da festa, das 13h as 02h.

De acordo com Samuel Azevedo, Gerente de Relações Institucionais do DEPIR esta ação faz parte da política Racial do Governo Municipal e é parte integrante do Plano Municipal de Promoção da Igualdade Racial, que visa promover, reparar e igualar as oportunidades implantando e afirmando a Democracia Racial. “Visa também, a prevenção e o enfrentamento das discriminações e desigualdades em especial de gênero, raça e orientação/identidade sexual, por meio de políticas que fortaleçam o exercício da cidadania”, destaca Azevedo.

Mais informações entre em contato com o DEPIR no telefone 3651-8619.