Oficina de Penteados Afros e Turbantes chega ao seu último dia

Desde o mês de julho, uma série de oficinas vem acontecendo em 18 bairros do município de São Francisco do Conde, com o intuito de fortalecer as diversas atividades culturais existentes na cidade, sejam por meio das artes visuais; artes cênicas; música; tradições; livro, leitura e literatura; capoeira; ou políticas de gestão cultural. A ação é uma iniciativa da Prefeitura através Secretaria Municipal de Cultura – SECULT e conta com a parceria da Rede RC de Comunicação.

As atividades desenvolvidas nas oficinas fazem parte do Projeto Circuito Municipal de Cultura – Cultura em Movimento, onde, nesta sexta-feira, 11 de agosto, a turma de Oficina de Penteados Afros e Turbantes concluiu as 30h/aula necessárias para certificação. Para o professor Cosme Nascimento, também conhecido como Cosme Black, “foi uma honra transmitir esses conhecimentos para as meninas que participaram do curso. Para além deste momento, a minha intenção é montar um centro de estética, inicialmente aqui no Monte, e poder oferecer a oportunidade de empregabilidade aquelas que mais se destacaram nas aulas. O potencial delas é grande”, disse orgulhoso o professor.

A perspectiva de utilizar os conhecimentos adquiridos como fonte de renda tem agradado as participantes do curso, como afirmou Maíra Santos Sacramento. Para ela, com o conhecimento, não haverá mais a preocupação em ter que sair de sua comunidade para realizar as técnicas em penteados. Ela ainda contou que, no seu dia a dia, pretende fazer uso dos turbantes, sempre que achar conveniente.

Esse trabalho vai ficar como um legado na vida dessas pessoas, o qual poderá ser passado de geração em geração, e vamos poder fomentar cada vez mais esses conhecimentos. Nossa intenção é realizar a culminância do projeto no Clube da Irmandade, pra fazer um dia de beleza, onde teremos corte, maquiagem… faremos tranças, turbante, tudo gratuito”, destacou Cosme Black.

Confira a programação completa das oficinas.