Oficina do Projeto SEDEC e Você promoveu diálogo e qualificação para empreendedores franciscanos

A Prefeitura de São Francisco do Conde, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico – SEDEC, realizou na manhã desta quarta-feira (25), na Subprefeitura localizada no bairro do Caípe, mais uma oficina do Projeto SEDEC e Você. Desta vez, a oficina teve como tema: “SEI Controlar Meu Dinheiro”.

O projeto tem entre seus objetivos ampliar os espaços de diálogo com o Terceiro Setor, empresários e potenciais empreendedores para o fomento da cadeia produtiva no município. A oficina foi ministrada pelo consultor do SEBRAE, Antônio Carlos Rocha, que abordou assuntos como, controle financeiro, investimentos, controle de caixa, planejamento, capital de giro, dentre outras questões. Cada informação foi acompanhada atentamente pelo público presente na oficina, dentre eles empresários e potenciais empreendedores locais.

O consultor do SEBRAE, Antônio Carlos Rocha, discorreu sobre a metodologia aplicada na oficina, bem como, a importância da parceria entre a prefeitura e o SEBRAE para o desenvolvimento econômico do município e qualificação dos empresários e potenciais empreendedores.

A ideia é mostrar um roteiro com métodos de controlar as finanças de um negócio, sempre levando em consideração as ideias e as provocações dos participantes, tornando o conteúdo mais próximo do seu entendimento e da sua realidade. É preciso ser prático para que eles possam sair daqui convictos de que precisam fazer o controle financeiro do seu negócio para que tenham sucesso e lucratividade. Todo trabalho hoje tem que ser em parceria, juntando competências diferentes para um objetivo comum. A realização dessa oficina é uma grande iniciativa, parabenizo a prefeitura, através da SEDEC, que vêm realizando ações que capacitam, estimulam e ajudam na legalização desses negócios que geram renda para a população, proporcionando uma alternativa para que a cidade não dependa somente dos recursos da prefeitura”.

Para o gerente de Empreendedorismo e Associativismo da SEDEC, Frederico da Luz, “É extremamente importante essas ações que a SEDEC vem realizando em todo município, pois motiva as pessoas a empreenderem. Vivemos um momento de crise mundial e sempre procuramos trazer essa questão como uma forma de reflexão e estimulo para o indivíduo possa buscar novas alternativas de negócio. A população precisa compreender a importância dessas atividades e participar mais das oficinas que estão sendo realizadas de forma gratuita. Em breve será inaugurada a nova sede da secretaria, onde teremos a `Sala do Empreendedor´, com profissionais para auxiliar esses empreendedores. Queremos que as pessoas comprem, consumam, prosperem e garantam a sua sustentabilidade”.

Na ocasião, ele também ressaltou a importância de descentralizar essas atividades da sede do município. “Descentralizamos essas atividades, trouxemos para os bairros mais distantes da sede. Teremos oficinas nos bairros do Socorro, Ilhote, Muribeca e Jabequara. As oficinas são especificamente para quem já possuem CNPJ e as inscrições podem ser realizadas através da loja virtual do SEBRAE, através do link http://lojavirtual.ba.sebrae.com.br/loja/ ou na própria SEDEC”.

Ludmila Marina Souza Moura, moradora do bairro do Caípe, participou ativamente da oficina e relatou essa experiência.

Eu trabalho revendendo cosméticos e penso em abrir meu próprio negócio. Ter participado dessa oficina foi muito importante para que eu pudesse me qualificar e melhorar o meu trabalho. É primordial que a prefeitura continue desenvolvendo ações como essa, principalmente nos bairros mais distantes do centro. É preciso que a população também participe de momentos como esses que a prefeitura tem nos proporcionado de forma gratuita, pois em muitos lugares essas oficinas são muito caras”.

O Projeto SEDEC e Você conta com a parceria da Secretaria Municipal de Governo (SEGOV) – articulação com os coordenadores regionais para a realização das atividades, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) – fornecendo a formação e suporte metodológico, da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB) – fornecendo espaço para realização dos cursos, oficinas, palestras e seminários, associações e escolas dos bairros – fornecendo espaços para realização dos cursos, oficinas, palestras e seminários.

Para mais informações entre em contato através do telefone: (71) 3651-3991 ou pelo e-mail: sedec.ea@gmail.com.

Confira o detalhamento de oferta de curso de qualificação profissional para empreendedores em 2018.